09 Outubro 2017 - 18:28

Servidores da SMS participam de oficina sobre política de educação em saúde

Nos dias 5 e 6 de outubro, a cidade de Salvador (BA), foi sede da Oficina Regional de Atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) da Região Nordeste. O encontro, que visa discutir coletivamente as mudanças no processo de formação em saúde, contou com a representação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio de Lucélia Sales, diretora de atenção à Saúde; Tereza Carvalho, técnica da gerência DE Controle das IST/Aids e Hepatites Virais e Renileide Bispo, secretaria executiva da Comissão de Integração Ensino Serviço (Cies), sediada em Maceió.

Maceió é sede da I macrorregião e é responsável por secretariar a Política de Educação Permanente em Saúde de seis regiões de saúde que compõem a primeira macrorregião.

Após dez anos da data de publicação da Portaria que institui a Política, a iniciativa pretende atualizar, de forma coletiva, a Portaria GM/MS Nº 1996 do ano de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Além disso, também estão previstas outras ações para reconhecimento e fortalecimento da Educação Permanente nos territórios, diante das atuais demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), voltada para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS, é compreendida como uma proposta de ação capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos formativos e das práticas pedagógicas e de saúde, abarcando também a organização dos serviços. Constitui-se num trabalho articulado entre o sistema de saúde, em suas esferas de gestão, e as instituições formadoras, com vistas à identificação de problemas cotidianos e à construção de soluções.

por Secom - Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.