09 Agosto 2018 - 10:17

Educação: arte e cultura são destaques no II Diálogos Escolares

Nesta quarta-feira (08), professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Rede Municipal de Ensino participaram do II Diálogos Escolares, no auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento discutiu arte, música e cultura como instrumentos no combate à evasão escolar e construção da Educação Básica.

O II Diálogos Escolares: Arte e Cultura + Educação foi realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A programação contou com a participação especial do músico e ex-diretor das rádios do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Brissac, que ressaltou a música como uma linguagem universal e fortíssimo mecanismo de ensino.

A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, abriu o evento destacando que a educação envolve não apenas a sala de aula formal. “É preciso também uma formação cidadã, que se dá de forma multifacetada, com o esporte, a arte e a cultura”, pontuou.

Maike Fernando dos Santos Silva é um exemplo. Ex-aluno da Escola Dom Hélder Câmara, no bairro Feitosa, hoje ele é monitor na mesma escola e trabalha com as crianças a música popular brasileira e danças como o coco de roda, que é uma manifestação tipicamente alagoana. “A gente fica feliz, porque um dia participei e hoje posso ensinar. O que acontece aqui é um movimento de resgate”, acredita.

“Arte e cultura são indissolúveis e os alunos são os principais agentes no projeto”, disse Edileuza Maciel Brandão, coordenadora de Programas Suplementares da Semed.

O professor, músico e maestro, Max Carvalho, leciona na Escola Jarede Viana, no bairro Clima Bom. Segundo o educador, o trabalho desenvolvido já apresenta bons resultados, incutindo nos alunos valores como a disciplina, que eles aprendem na música de forma sutil. “As crianças aceitam naturalmente o aprendizado”, complementou.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯