09 Junho 2009 - 10:11

Campanha contra a Aids será lançada nesta terça

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Direção de Vigilância em Saúde, da Coordenação Geral de Epidemiologia e do Programa Municipal de DST/Aids, realizará campanhas de prevenção durante o São João 2009 e o Dia dos Namorados. O tema das atividades será “Acenda a fogueira da paixão, faça amor com proteção. Use camisinha!”.

A abertura oficial das Campanhas se dará com a realização de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Itinerante), no calçadão do comércio, nesta terça-feira (9), das 8h às 17h. “A iniciativa de, mais uma vez, descentralizar a estrutura de testagem e aconselhamento para HIV, HTLV, Sífilis e Hepatite B e C é ampliar o acesso ao diagnóstico à população em geral”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.

Os exames serão realizados por meio da coleta de sangue periférico (apenas um furinho na ponta do dedo) com papel filtro, o que possibilita, num curto espaço de tempo, que um número maior de pessoas possa realizar esses exames.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, o método é seguro e confiável e, num prazo de 15 a 20 dias, os resultados estarão disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento da SMS, localizado no Bloco I do PAM Salgadinho.

“O agendamento de entrega será informado na hora da coleta e apenas o próprio paciente, devidamente identificado, terá acesso a este, uma vez que o resultado sigiloso”, explicou Sandra.

Na sexta-feira (12) a ação educativa de prevenção às DST/ Aids, com foco no Dia dos Namorados, será realizada em locais estratégicos da cidade, que tenham uma concentração expressiva de pessoas. O objetivo é despertar nos enamorados a importância do sexo seguro para preservação da saúde.

Durante a ação, um casal de atores “cupidos” (devidamente treinados pela equipe técnica do Programa DST/Aids) estará em semáforos, bares, restaurantes e boates, disponibilizando preservativos dentro de corações (porta-preservativos personalizados). Além disso, eles prestarão informações educativas acerca das DST/Aids.

 

por Secom/Maceió

Comentários comentar agora ❯