09 Abril 2010 - 20:21

Secretários discutem segurança nas escolas com delegado-geral

Mauro Fabiani

A situação de vulnerabilidade e violência contra escolas do município foi discutida, na manhã desta sexta-feira (9), na Delegacia Geral da Polícia Civil. Os secretários de Educação, Thomaz Beltrão, e de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidania, Pedro Montenegro, pediram providências ao delegado-geral, Marcílio Barenco.

Diante das graves informações de que as unidades têm sido alvo de arrombamentos, roubos e invasões, Barenco revelou que irá pedir aos delegados dos casos que priorizem as investigações. "Iremos pedir prioridade para estes inquéritos, por conta da gravidade dos fatos relatados", garantiu Barenco.

O secretário Thomaz Beltrão enfatizou a importância de uma parceria com a Polícia Civil, já que estão sendo feitos investimentos nas unidades escolares. Entre o material que tem sido subtraído por invasores constam refrigeradores, geláguas e computadores, além de alimentos que são utilizados para a merenda escolar. "É fundamental que possamos dar uma resposta a esta questão, porque aos poucos estamos fazendo os investimentos necessários", explicou Thomaz.

A situação de descontrole da segurança não acontece em todas as unidades. Os fatos normalmente são registrados em regiões já conhecidas pela polícia. Em geral, os bairros que sofrem com o tráfico de drogas são os mais suscetíveis para as ocorrências policiais.

Como forma preventiva, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc) criaram uma ronda. Com veículos cedidos pela Semed, integrantes da Guarda Municipal têm percorrido as áreas de maior risco. "A medida tem garantido bons resultados, mas o importante é que estes casos não fiquem impunes. Afinal, a escola é um dos maiores bens da sociedade", destacou Montenegro.
 

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯