09 Fevereiro 2019 - 16:47

Crianças e adolescentes de abrigos participam de campanha de adoção

Crianças e adolescentes das unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participarão da Campanha de Adoção Tardia promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O pontapé da campanha será no Estádio Rei Pelé, neste domingo (10). A garotada irá assistir ao clássico CRB x CSA.

A campanha incentiva a adoção tardia e é desenvolvida pela juíza da 28ª Vara Cível de Maceió – Infância e Juventude, Fátima Pirauá. Segundo a coordenadora-geral das unidades de acolhimento da Semas, Sônia Ivanoff, 90% das crianças e adolescentes que estão nas unidades de acolhimento da Semas estão aptas para adoção.

“A partir dessa parceria com o TJ/AL, por meio da 28ª Vara da Infância e Juventude, é que as coisas acontecem. É uma oportunidade de mostrar para os casais que estão interessados em adotar, que essas crianças, mesmo em idade mais avançada, também podem fazer parte da família e realmente ter um lar”, destacou.

A coordenadora ainda falou sobre a importância da campanha. “A maioria dos casais só querem adotar crianças com no máximo dois anos. É muito importante essa campanha até para mostrar para a sociedade que nós temos muitas crianças e adolescentes nos abrigos, que merecem e podem ter a oportunidade de ainda ter uma família. Também é uma forma de mostrar para as famílias que estão na lista de adoção, que com a adoção tardia o processo é mais rápido, porque já existem muitas crianças e adolescentes cadastrados para adoção, visto que muitos querem só adotar bebês”, disse Sônia.

Ao todo, 31 meninos e meninas das unidades de acolhimento institucional Luzinete Soares de Almeida, Acolher e Casa Lar assistirão a partida. Antes do jogo, eles darão uma volta olímpica no campo com a faixa da campanha e serão fotografados com os times do CSA e CRB.

“As crianças estão muito felizes em participar da campanha e pela oportunidade de assistir o jogo de futebol. É um clássico e tem grupo que torce para o CRB e outro para o CSA. Então, está a maior festa nos abrigos por saberem que vão ao estádio no domingo. Muitos nunca imaginariam que um dia estariam no estádio torcendo por seu time. Para alguns deles é a realização de um sonho”, ressaltou a coordenadora.

A Prefeitura de Maceió mantém em funcionamento quatro unidades de acolhimento: Serviço de Acolhimento Institucional Rubens Colaço, que recebe crianças de 0 a 6 anos, a Unidade de Acolhimento Institucional Luzinete Soares de Almeida, que atende meninas de 7 a 17 anos, a Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, que assiste meninos de 7 a 17 anos e a Casa Lar, que recebe grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos de 7 a 17 anos.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯