Skip to content

Saúde Municipal realiza seminário sobre a Gripe A

  • Home
  • Maceió
  • Saúde Municipal realiza seminário sobre a Gripe A

Saúde Municipal realiza seminário sobre a Gripe A

Com objetivo de socializar as informações sobre a prevenção e ações que o município e o estado vêm desenvolvendo junto à população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou por meio do Fórum de Controle Social do II Distrito Sanitário de Maceió, o seminário ‘A Gripe H1N1 no Contexto Atual’.

O evento, que aconteceu no CRAS Cacilda Sampaio, no Dique Estrada, contou com a participação da Coordenação do Núcleo de Pesquisa em Controle Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante os debates.

“Sabemos da importância de nos prevenir-mos contra as doenças. Para que isso aconteça é preciso oferecer à população, meios para que as informações e orientações cheguem até suas casas. Dessa forma, as ações realizadas por nossas equipes são a melhor maneira para que isso aconteça. É uma forma eficaz e tranqüila para nós, gestores, e a comunidade”, explicou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.

Durante o encontro foram debatidas mesas redondas com os temas: Cenário Epidemiológico da Gripe H1N1 no Brasil e no Estado de Alagoas; cenário Epidemiológico da Gripe H1N1 no Município de Maceió; e Estratégias de Atendimento e Prevenção da Gripe H1N1 em Maceió, junto às Unidades de Saúde.

Atendimento – A SMS continua com as equipes disponibilizadas para atender, além dos casos de dengue, os de doenças respiratórias agudas. As unidades de referência são: PAM Bebedouro, PAM Dique-Estrada, Roland Simon (Vergel), Ib Gato Falcão (Tabuleiro) e João Paulo II (Jacintinho), que atendem das 8 às 20 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Todos os casos de doenças respiratórias serão atendidos pelos profissionais das unidades de saúde. Após analisados, serão – ou não – encaminhados para o Hospital Hélvio Auto, no bairro do Trapiche.

Influenza – É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1), subtipo do vírus da influenza, que é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, do espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também