07 Novembro 2018 - 21:47

Novembro Azul: praça e viadutos ganham iluminação especial

Desde o dia primeiro de novembro, a área verde em frente a Avenida Sílvio Vianna, na orla da Ponta Verde, conta com uma iluminação especial, um alerta sobre a campanha Novembro Azul. A iniciativa é da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), e é uma contribuição para a campanha de alerta contra o câncer de próstata. Todos os anos, são diagnosticados mais de 61 mil casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

A Sima apoia iniciativas ligadas a saúde, como as já realizadas campanhas do Setembro Vermelho (doenças do coração), Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio) e Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama). Além da orla, viadutos também ganharam uma iluminação especial em alusão ao Novembro Azul.

O superintendente da Sima, Frederico Lins, se mostrou preocupado com o alto número de casos. “Um em cada seis homens é diagnosticado com a doença. E segundo os dados, é registrado um óbito a cada 40 minutos por causa do câncer de próstata. Por isso é importante que todos participem e se previnam”, enfatizou.

A doença

O câncer de próstata é comum nos homens após os 50 anos de idade. O câncer cresce muito lentamente e as vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode manifestar-se através de sinais como dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. “A Prefeitura de Maceió está mobilizada na campanha Novembro Azul, com consultas com clínicos e urologistas, exames preventivos, então peço aos homens que visitam uma das unidades municipais de saúde e façam os exames”, disse o superintendente.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯