06 Novembro 2009 - 20:23

Secretaria promove capacitação para técnicos de programa social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Programa de Benefícios de Prestação Continuada (BPC), realizará nos dias 10 e 11 de novembro, uma capacitação municipal para a equipe técnica do programa BPC na Escola. A capacitação acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Cambona.

O Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola é um programa que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência, de zero a dezoito anos de idade, assegurando o seu direito de acesso e condições de participação e aprendizagem na escola.

A capacitação abrangerá diversos temas, como o Beneficio de Prestação Continuada e a relevância do Programa BPC na Escola; e as interfaces do programa com a educação, com a saúde e com os direitos humanos. Também os técnicos serão capacitados para a aplicação de um questionário, junto ao público do programa, com o objetivo de identificar as barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência dessas pessoas na escola.

Para a coordenadora do programa BPC, Edja Souto, essa capacitação visa habilitar os técnicos do programa, para que eles trabalhem junto aos beneficiários, através dessa pesquisa. “Contamos com a contribuição dos familiares desses beneficiários na recepção dos nossos aplicadores em seus domicílios, uma vez que essa pesquisa não implicará no corte do benefício do usuário e sim, visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC”, ressaltou.

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um direito constitucional que corresponde a um salário-mínimo mensal destinado às pessoas idosas, a partir de 65 anos de idade e às pessoas com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de prover a sua própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯