06 Novembro 2009 - 16:42

Mutirão agiliza 187 processos da 26ª Vara Cível da Capital

Caio Loureiro
Audiências solucionaram processos da 26ª Vara Cível da Capital - Família

Em dois dias de atividade, o Mutirão Judiciário focado em processos da 26ª Vara Cível da Capital – Família, agilizou 187 processos, sendo 90 deles completamente solucionados, e beneficiou mais de 300 pessoas. A mobilização envolveu magistrados e servidores do Poder Judiciário alagoano e ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Apesar de alguns problemas para intimação das partes, principalmente pelo fato dos processos serem relativos à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e impetrados até dezembro de 2005, estamos contentes por poder agilizar um número expressivo de processos, principalmente com a solução de muitos através da conciliação entre as partes”, destacou o juiz titular da 26ª Vara Cível, Wlademir Paes de Lira.

Para o juiz coordenador do Projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Domingos Araújo Lima Neto, o mutirão realizado na 26ª Vara Cível inaugurou uma nova fase do Poder Judiciário alagoano, focando na apreciação de processos relativos à Meta 2 do CNJ. “O grande objetivo do Poder Judiciário alagoano é entregar à população o julgamento célere dos processos mais antigos, melhorando a prestação jurisdicional e, consequentemente, beneficiando a população alagoana. Este mutirão é o primeiro de muitos que realizaremos até dezembro focados no cumprimento das metas”, enfatizou.

No próximo sábado, 07 de novembro, mais um mutirão da Meta 2 do CNJ apreciará processos da Justiça alagoana. Desta vez, as 7ª e 9ª Varas Criminais da Capital – Tribunal do Júri terão seu processos julgados, numa mobilização que envolverá 30 magistrados, dezenas de servidores e realizará 60 julgamentos.

Programa Integrar

O Mutirão do Tribunal do Júri é uma parceria do TJ/AL com o Programa Integrar do CNJ, que desde setembro está empreendendo ações em Alagoas no sentido de uniformizar procedimentos e melhorar o funcionamento das Varas e comarcas alagoanas. Segundo a juíza Maria da Conceição Santos, coordenadora do Programa Integrar, o objetivo dos mutirões criminais é zerar a pauta de audiências nas Varas Criminais já para 2010.

“Os juízes e servidores do Judiciário estão empenhados não apenas em cumprir as metas estabelecidas pelo CNJ, mas em mudar antigos hábitos e empreender novas rotinas em seus locais de trabalho, melhorando bastante o funcionamento e os serviços prestados à população alagoana”, garantiu a magistrada.

por TJ/AL

Comentários comentar agora ❯