06 Fevereiro 2010 - 19:50

Ouvidoria da SMS atende 100 pessoas por mês

O serviço de Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem sido uma importante ferramenta no atendimento aos maceioenses. Mensalmente, são realizados mais de 100 atendimentos cujas demandas são classificadas em: denúncias, reclamações e solicitações, de forma presencial, por telefone, e-mail e através do sistema informatizado denominado “Ouvidor SUS” do Ministério da Saúde, que encaminha e acompanha os processos dos cidadãos.

Receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias. Esses são requisitos básicos para o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria da SMS, que tem como objetivo formar um canal efetivo de comunicação com a população. Como resultado, a Ouvidoria garante um canal aberto e permanente de comunicação com o cidadão, contribuindo para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento do SUS.

Dona Maria Aparecida da Silva procurou a Ouvidoria para saber de que forma conseguiria uma medicação para um parente acometido por um câncer de próstata. “Estou aqui para saber informações sobre como conseguir a medicação”, disse.

A ouvidora da SMS, Josiene Barbosa, informou que o caso de Maria Aparecida necessita de abertura de processo para que a secretaria possa fornecer a medicação solicitada, considerada de alta complexidade. “Os medicamentos de alta complexidade são fornecidos durante três meses pela SMS. Ao final de cada processo, o solicitante necessitará de nova avaliação médica e sempre que necessário os processos são renovados”, explicou a ouvidora.

Ao final do atendimento, Maria Aparecida saiu da secretaria mais tranquila. “Acredito que, em breve, conseguiremos a medicação. Agora já sei a quem procurar quando necessitar”, disse ela.
 

por Roberto Lopes

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