05 Setembro 2009 - 17:36

Sesc realiza oficina de percussão "Maracatu"

Com o objetivo de comemorar o valor e o significado do instrumento, o Serviço Social do Comércio (Sesc) continua com inscrições abertas para uma oficina de percussão “Maracatu”, que será ministrada pelo músico carioca Marcello Santos, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no teatro Sesc Jofre Soares, Centro.

O Maracatu é caracterizado principalmente pela percussão forte, em ritmo frenético, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra. A percussão é baseada em tambores grandes, chamados alfaias, caixas, taróis, ganzás e um gonguê.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro, nas centrais de atendimento do Sesc Poço e Sesc Centro. O valor da inscrição é R$ 10 e as vagas são limitadas.

Nascido no Rio de Janeiro, o músico Marcello Santos passou sua infância no subúrbio carioca. Morador do Engenho de Dentro, foi lá onde teve os primeiros contatos com a percussão. Nos anos 80 foi morar no nordeste, onde teve a oportunidade de conhecer ritmos como o forró, frevo, cocos, maracatu, bois, reisados, cabaçal, tambor de crioula e baião. Hoje, o etnomusicólogo, ritmista de escola de samba (RJ), batuqueiro de maracatu e coordenador da Bienal de Percussão (CE), dedica-se também a ministrar oficinas de percussão por todo o País.

SERVIÇO
Oficina de percussão: Maracatu
Dias: 25, 26 e 27 de setembro
Horários: 25/09 (18h às 22h), 26/09 (14h às 18h), 27/09 (14h às 18h)
Local: Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro
Rua Barão de Alagoas, 229 – Centro
Entrada: R$ 10 (preço único)
Mais informações: 3326.3133
 

por Roberto Lopes com informações do Sesc

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.