05 Agosto 2010 - 21:10

Dia D contra a Poliomielite será no próximo dia 14

A campanha para aplicação da segunda dose da vacina contra a poliomielite será deflagrada na próxima semana, em todos os municípios brasileiros. O Dia D da vacinação será no dia 14, mas em algumas situações, a vacinação vai começar mais cedo.

Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já começou os preparativos com objetivo de atingir a meta sugerida pelo Ministério da Saúde, de vacinar 95% das crianças situadas na faixa etária de até cinco anos de idade.

Esta semana, coordenadores da SMS participaram de reuniões promovidas pela Gerência de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), com objetivo de discutir estratégias para garantir que a vacina chegue a todos os lugares, inclusive os de difícil acesso, e para sensibilizar os pais e responsáveis sobre a necessidade de levar seus filhos para vacinar.

Deverão ser imunizadas todas as crianças que já tomaram a primeira dose, aplicada em junho passado, e, principalmente, as que deixaram de tomar, por algum motivo. As exceções recomendadas pelo Ministério da Saúde, nesta campanha, são as hospitalizadas, recém-nascidos que ainda estejam na maternidade, além de crianças com deficiência imunológica, que apresentem quadro de infecção ou que apresentaram alguma reação anormal à vacina contra a poliomielite, em campanhas anteriores.

Para reforçar a campanha pela vacinação, a Secretaria Municipal Saúde realiza, na próxima sexta-feira (dia 13), em parceria com a Sesau, uma carreata por todos os bairros de Maceió, saindo do Benedito Bentes e terminando no Jacintinho, com a presença do boneco símbolo da campanha, que se tornou conhecido pelo nome de Zé Gotinha.

por SMS

Comentários comentar agora ❯