04 Novembro 2019 - 16:17

Escola revitalizada atenderá mais de 800 alunos no Jacintinho

Após investimento de R$ 2,4 milhões de recursos próprios da Prefeitura de Maceió, alunos da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, no bairro do Jacintinho, voltaram às aulas nesta segunda-feira (04), em um ambiente totalmente transformado. O prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, entregaram a unidade com capacidade para atender 840 alunos dos 2º aos 9º anos. Esta é 13ª escola da Rede Municipal de Ensino reformada, com estrutura que atende às exigências do Ministério de Educação (MEC).

A escola fica localizada próximo à Feira do Jacintinho e é uma das unidades de ensino mais tradicionais do bairro. A entrega foi realizada com apresentações de alunos e a presença da comunidade escolar.

“Estamos numa manhã de muita alegria aqui no Jacintinho com a entrega da Escola Kátia Pimentel, que na verdade foi reconstruída, é uma nova escola que é entregue. Já entregamos a Arnon de Mello também aqui no bairro e agora esta unidade que é de 1988 e nunca tinha passado por uma grande reforma”, ressaltou o prefeito Rui Palmeira. “A Prefeitura tem executado todas as reformas e manutenções com recursos próprios graças a equipe da Semed, que tem feito um grande trabalho ao longo desses anos”, acrescentou.

Quem entra no novo espaço percebe que nenhum detalhe ficou de fora da reforma. A obra contemplou 14 salas de aulas, salas de recursos, laboratório de ciências, laboratório de Informática, banheiros, cozinha, despensa, áreas de serviços, auditório, refeitório, depósito, recreio coberto, hall, coordenação, sala dos professores, diretoria, banheiro, secretaria, casa de lixo orgânico, casa do lixo inorgânico e ainda depósito de material de limpeza e casa de gás. Todo espaço conta com acessibilidade.

Entusiasmada com o resultado, a secretária Ana Dayse Dorea destacou que a mudança influencia diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula. “Só em olhar, você já imagina o que essa reforma representa para a comunidade. É uma das mais antigas do Município e hoje estamos entregando totalmente revitalizada, para a nossa alegria, dos professores e das crianças”, ressaltou a gestora.

Ana Dayse assegurou que o investimento na Rede Municipal vai além de reformas. “A determinação do prefeito Rui Palmeira é para sempre oferecermos uma educação de qualidade. Temos muitos investimentos na infraestrutura, mas também na formação dos professores, técnicos, secretários e merendeiras. O segredo está aqui dentro: os professores com formação e os alunos para aprender o que é de direito deles constitucionalmente”, frisou. “Hoje é um dia que a gente inicia a semana com muita alegria de ver a população feliz”, comemorou a secretária.

Quem está em clima de comemoração também é a comunidade escolar. A diretora Maria Aparecida Lino partilhou o sentimento enquanto gestora da escola. “A emoção se resume em só uma palavra: gratidão. Depois de um tempo longe desse espaço, hoje é como se a gente nunca tivesse saído. A escola está muito bonita para atender um público enorme e o bairro do Jacintinho merece tudo isso. E nós, que somos protagonistas dentro dela, também estamos todos de parabéns”, disse.

Jadson Nacimento tem 15 anos e está no 9º ano. O estudante se alegrou com as novidades. “Eu gostei de tudo que vi aqui, porque é bom estudar num ambiente que favorece o aluno. Podemos dizer que o nosso colégio foi reerguido, porque está muito bonito”, exaltou o aluno. A Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção é a segunda unidade escolar reinaugurada pela Prefeitura de Maceió no bairro Jacintinho. A primeira foi a Escola Municipal Arnon de Melo, reinaugurada em 2017.

Identidade cultural

A banda da escola foi uma das atrações musicais da cerimônia de entrega. O grupo é resultado do Programa Educa Maceió, que oferece educação integral com atividades nas áreas de esporte e cultura. O coordenador e professor de música, José Roberto Medeiros, explicou a importância da música no processo de aprendizagem. “Eles aprendem a lidar com instrumentos e a escola tem a disponibilidade dos instrumentos acústicos e de percussão. Isso aumenta o amor pela cultura, porque eles têm empatia pelo folclore, o que enraíza um processo cultural. O ser humano. precisa de uma identidade cultural e, assim, ele se torna mais sociável em seu ambiente”, disse.

Patrona

A escola recebe o nome da pedagoga Kátia Pimentel Assunção, natural da cidade de Viçosa, interior de Alagoas, que já exerceu a função de presidente estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Cenecista (Cnec) Alagoas. A irmã de Kátia, Maria Lígia Pimentel, participou da cerimônia de entrega.

“Ela não pode estar presente, mas estou aqui muito emocionada, porque é uma escola que me traz muita alegria, sempre fui amiga das diretoras. Kátia está muito feliz, pois o nome dela está fazendo parte desta festa. Ela é professora e sempre trabalhou pela educação, foi presidente do Cnec Alagoas por mais de 20 anos”, pontuou Lígia.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯