04 Setembro 2009 - 13:12

Maceió renova sua capacidade de endevidamento

O prefeito Cícero Almeida recebeu ontem, da superintendência da Caixa Econômica Federal em Alagoas, a comunicação oficial de que o município recuperou mais uma vez sua capacidade de endividamento e pode assumir novos compromissos de longo prazo. Com isso, a Prefeitura poderá contratar com a caixa financiamento de até R$ 50 milhões para aplicar em projetos de infraestrutura. 

O anúncio foi feito pelo superintendente da Caixa, Gilberto Occhi, que estava acompanhado do gerente geral, Guido Palmeira, e da gerente de Desenvolvimento Urbano, Isabel Cristina Rezende Pereira. Occhi ressaltou que a renovação do crédito é resultado do esforço e da competência da atual administração municipal para a recuperação econômica e financeira de Maceió. Entretanto, o prefeito Cícero Almeida destacou também a parceria do município com a Caixa, por meio do atual superintendente, do gerente geral, Guido Palmeira, e de toda a equipe da instituição.

“Há alguns anos, a Prefeitura havia perdido sua capacidade de endividamento. Conseguimos recuperar mais uma vez essa capacidade graças à parceria entre a Prefeitura e toda a equipe da Caixa”, lembrou Almeida. O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanização, Mosart Amaral, informou que o crédito disponibilizado pela Caixa será utilizado em obras de drenagem, pavimentação e habitação.

No ofício entregue ao prefeito, o superintendente da Caixa em Alagoas explica que, a partir dos resultados da Análise de Risco de Crédito relativa ao período de 2005 a 2008, conclui-se que o município vem apresentando sinais de recuperação econômica e financeira.

Segundo o documento, o resultado apresentado foi motivado pela redução do endividamento de longo prazo, equilíbrio patrimonial nos últimos dois exercícios, superávit na execução orçamentária no exercício passado, conseqüência principal da redução das despesas com investimentos, evolução da geração de poupança e regularização fiscal.
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯