04 Junho 2020 - 17:32

Campanha de combate ao trabalho infantil alerta sobre impactos da pandemia

Sob o slogan ‘Covid-19: agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil’, a campanha do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, instituído no dia 12 de junho, pretende mobilizar a população e alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil durante a pandemia do novo coronavírus. A campanha é promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Segundo a coordenadora de Enfretamento ao Trabalho Infantil da Semas, em Maceió, a campanha dará visibilidade à temática, sensibilizando e motivando a reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil.

“Por conta da pandemia, este ano nossas ações serão virtuais. Para isso, teremos a parceria de algumas secretarias municipais. Queremos mostrar a importância de garantir às crianças e adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância, que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento, alertando também para os impactos negativos na vida de centenas de crianças e adolescentes no trabalho infantil e suas famílias, em virtude da pandemia do novo coronavírus”, ressaltou.

Entre as ações da campanha, a Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas está produzindo um vídeo com o artista alagoano Chameguinho. Ele vai interpretar uma música em ritmo junino abordando a temática do 12 de Junho. O vídeo será divulgado nas redes sociais, rádio e TVs. A Semas também distribuirá máscaras com a logo da campanha para servidores, parceiros e crianças e adolescentes assistidos nas unidades.

Com a parceria da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), haverá também a divulgação da campanha do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil durante as lives de artistas locais. Também por meio de uma articulação com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os professores estão divulgando a campanha durante as videoconferências realizadas entre os profissionais.

12 de Junho

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, anualmente a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

Os materiais de divulgação para fortalecimento da campanha, como cards e templates para as redes sociais estão disponíveis no site do FNPETI

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯