Skip to content

Vigilancia Sanitária reforça ações educativas contra o tabagismo

  • Home
  • Maceió
  • Vigilancia Sanitária reforça ações educativas contra o tabagismo

Vigilancia Sanitária reforça ações educativas contra o tabagismo

Com o objetivo de conscientizar a população usuária de tabaco sobre os prejuízos causados pelo seu consumo, para si e para terceiros, equipes da Inspetoria de Alimentos da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) de Maceió reforçaram ações de controle ao tabagismo nos bares e restaurantes da orla. Esta iniciativa, que ocorre durante toda semana, veio para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo que ocorreu no dia 31 de maio, e pretende, também, proteger os não fumantes que acabam se tornando, involuntariamente, usuários passivos do tabaco.

O trabalho começou nas ruas mais movimentadas do bairro de Jatiúca (Av. Amélia Rosa e adjacências), onde está localizado o maior número de bares e restaurantes daquela região. Nos locais, foram afixados adesivos de forma clara e determinante com o conteúdo da lei Municipal que proíbe fumar em ambientes coletivos públicos. Também foram distribuídos panfletos com instruções educativas contra o consumo do tabaco, para conscientizar os fumantes de que, além de o uso do cigarro fazer mal à saúde de quem consome, reflete também na saúde dos outros.

“Vamos intensificar esse trabalho dia e noite, porque também é uma exigência da sociedade. Iremos determinar a afixação dos adesivos onde ainda não existe, informar sobre a lei, esclarecer sobre a proibição e penalidades que a lei determina e enfatizar sobre o mal que o fumo traz à saúde”, explicou Ricardo Walker, coordenador geral da Covisa.

O fiscal Thiago Moraes, da Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária, acrescenta que esse trabalho de conscientização já vem sendo feito há algum tempo pela Covisa e que a partir de agora, em todas as ações de rotina que a Vigilância realizar, serão afixados também os cartazes de antitabagismo.

“O responsável pelos recintos de que trata a lei deverá cuidar, proteger e vigiar para que no local não seja praticada a infração. A população também é convidada a fiscalizar a aplicação da lei, denunciando aos órgãos competentes a sua desobediência”, salienta o fiscal.

Socorro Cavalcante, proprietária do restaurante Bod’s Bar, apoiou o trabalho realizado com a aplicação da lei e falou sobre a sua importância. “Mesmo sendo fumante, reconheço que essa iniciativa é muito bem-vinda porque favorece o bem-estar e proporciona uma melhor qualidade de vida não só a mim, mas também às pessoas que frequentam esses estabelecimentos”.

O tabagismo é um fator de risco para mais de 50 doenças e é responsável por cinco milhões de mortes que acontecem anualmente no mundo, sendo 200 mil no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem hoje mais de dois bilhões de fumantes passivos no mundo. Desses, 700 milhões seriam crianças. Esses números mostram que metade das crianças do mundo é fumante passiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também