01 Março 2010 - 22:56

Missa celebra cem anos do senador Rui Palmeira


Nesta terça-feira, 2, será comemorado o centenário de nascimento do senador por Alagoas Rui Palmeira. Deputado federal constituinte em 1946, senador por duas vezes, Palmeira não concluiu o segundo mandato no Senado, em virtude do seu falecimento, em 1968, aos 58 anos de idade.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, deixou seis filhos: Guilherme (ex-governador de Alagoas, ex-senador, ex-prefeito da capital e ex-ministro do Tribunal de Contas da União), Vlademir (jornalista e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro), Miguel (ex-deputado e ex-prefeito de Jequiá da Praia), Godofredo (ex-secretário de Planejamento do Estado), Moacir e Nadja, estes últimos dedicados à vida acadêmica.

Rui Palmeira foi delegado de polícia, diretor do departamento de estatística e membro da Comissão Censitária de Maceió, entre os anos de 1935 e 1940. Entre 1930 e 1932 foi oficial de gabinete do prefeito de Maceió, assumindo em 1932 o cargo de secretário da Prefeitura da capital alagoana, cargo que voltou a ocupar em 1940. Na sua atividade política tentou por duas vezes assumir o governo do Estado, sem lograr êxito. Foi também diretor da Cooperativa Central de Bangüezeiros e Fornecedores de Cana (atual Coplan) e secretário da OAB/AL.

Atualmente, o neto do senador, que tem o mesmo nome, exerce seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa (ALE). De acordo com o deputado, seu avô foi um exemplo de determinação. “O senador Rui Palmeira é um exemplo que todos devemos seguir em nossas vidas. No campo da atuação política, sua herança de ética, retidão, caráter e de firmeza são parâmetros para todos aqueles que buscam uma atividade política cidadã e democrática”, avalia o deputado Rui Palmeira.

O parlamentar destaca, ainda, o que ele considera “uma visão de vanguarda” para a época. Para Palmeira, seu avô enxergou que o caminho para superar crises é a união de forças. “Num momento de crise para o setor dos banguezeiros, que hoje são os plantadores de cana, meu avô conseguiu reuni-los e criou aquela que hoje todos nós conhecemos como a Cooperativa dos Plantadores de Cana, a Cooplan, da qual ele foi um dos presidentes. Depois até contribuiu para a criação da associação para representar a categoria, que é a atual Asplana. Ou seja, há muito tempo ele já via que no momento de crise é momento para a união”, conclui Rui palmeira, o neto.

Para lembrar a data, a família do senador Rui Palmeira fará uma missa na Catedral de Maceió, no Centro da cidade, para lembrar o centenário do seu nascimento, a partir das 19h30.

 

por ALE

Comentários comentar agora ❯