01 Fevereiro 2010 - 17:32

Ministério habilita Maceió no Sistema Nacional de Emprego

Drailton Diniz

O prefeito Cícero Almeida recebeu, em seu gabinete, a visita do secretário de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ezequiel Neves. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (1º) e teve como principal objetivo oficializar a habilitação de Maceió no Sistema Nacional de Emprego.

Com a habilitação, a capital alagoana passa a receber recursos federais para a geração de políticas de emprego e renda, entre elas a qualificação de mão de obra e a inserção de trabalhadores no mercado profissional. O dinheiro será proveniente do Fundo de Amparo ao Trabalhador do MTE, com contrapartida do município.

Segundo Arnóbio Cavalcanti, secretário municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, a partir de março, dois mil jovens serão selecionados para participar de capacitações profissionais do ProJovem Trabalhador. Ao final dos seis meses de qualificação, os alunos que apresentarem melhores resultados já sairão do curso com empregos garantidos, inseridos no mercado de trabalho.

Outra novidade na área será a criação do Sistema Público Municipal de Emprego, prevista para o dia 1º de maio deste ano. A partir dessa data, qualquer trabalhador de Maceió que estiver desempregado poderá receber capacitação profissional. Além disso, o órgão também fará a intermediação para a inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho.

Ao final do encontro, o prefeito Cícero Almeida presenteou Ezequiel Nascimento com publicações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) que retratam as obras e benfeitorias realizadas na cidade pela atual administração. Também participaram do encontro o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa, o vereador Galba Novaes, além dos secretários municipais Marcelo Firmino (Comunicação) e Pedro Alves (Governo).

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯