07 Setembro 2021 - 00:03

Site revela detalhes dos protocolos e planos para funeral da Rainha Elizabeth II

Getty Images
Site revela planos para funeral da Rainha Elizabeth II

Não é novidade que a Família Real Britânica possui uma lista extensa com diversos protocolos - inclusive há diversos que preparam os membros sobre funerais e mortes.

Abordando sobre isso, o site Politico publicou, na última sexta-feira, 3, um documento que traz detalhes dos planos da realeza para a morte Rainha Elizabeth II (95).

Segundo o portal, a operação intitulada como London Brige (Ponte de Londres) traz um passo a passo dos eventos reais e das ações das grandes lideranças políticas nos dez primeiros dias após a morte da monarca.

O "dia D" – como é chamado o dia da morte da rainha – começará com uma série de ligações e e-mails para altos funcionários e ministros, cujo rascunho foi enviado e preparado.

"Caros colegas, é com tristeza que escrevo para informá-los da morte de Sua Majestade, a Rainha", enviará aos ministros o secretário de gabinete.

ANÚNCIO PÚBLICO:
Os cidadãos britânicos tomarão conhecimento da notícia por meio de uma nota oficial emitida pela Casa Real. O primeiro-ministro será o primeiro membro a fazer uma declaração, e os demais do Executivo não poderão se pronunciar sobre o assunto antes disso.

CHARLES IRÁ ASSUMIR O TRONO IMEDIATAMENTE:
O Príncipe Charles (72) se torna Rei no momento da morte da atual Rainha, e terá uma reunião no mesmo dia com o chefe de governo e fará um pronunciamento à nação. A operação prevê um intervalo de dez dias entre a morte da Rainha e seu funeral, dia a dia.

O Conselho de Adesão irá se reunir para proclamar Charles como Rei - o plano estipula que "cavalheiros que deverão vestir trajes matinais ou ternos com gravata preta ou escura; nenhuma decoração deve ser usada".

FUNERAL DA RAINHA:
O funeral oficial será realizado 10 dias após a morte de Elizabeth II e anunciado como um "dia de luto nacional", mas não será um feriado oficial. Se cair em um dia de semana, ficará ao critério dos empregadores conceder ou não o dia de folga.

A cerimônia acontecerá na Abadia de Westminster e a monarca será enterrada na Capela Memorial do Rei George VI, no Castelo de Windsor, junto com seu marido, o duque de Edimburgo, que faleceu em abril deste ano. 

por UOL

Comentários comentar agora ❯