30 Outubro 2009 - 05:21

FAF começa a discutir o calendário de 2010

Assessoria / FAF
Dirigentes começaram a discutir o Alagono 2010

O Campeonato Alagoano de 2010 deverá começar no dia 13 de Janeiro e se estender até o dia 2 de maio, num turno único, chamado "Turnão", com jogos de ida e volta, num total de 18 confrontos, além daqueles que acontecerão nas fases semifinal e final. A fórmula de disputa, a ser proposta aos clubes na reunião do Conselho Arbitral do próximo dia 4 de novembro, foi anunciada pela diretoria da Federação Alagoana de Futebol no Fórum "Discutindo o Futebol de Alagoas", que ocorreu na tarde desta quinta-feira, no auditório do Sindicato dos Corretores de Imóveis (Sincor) no bairro do Farol. O encontro reuniu dirigentes, árbitros, torcedores e a imprensa.

Se a fórmula de disputa for aprovada pelos clubes, os quatro primeiros colocados do "Turnão" vão disputar uma segunda fase, no chamado cruzamento olímpico, com o primeiro enfrentando o quarto e o segundo jogando com o terceiro colocado da etapa inicial.

O campeão alagoano de 2010 terá assegurada presença na Copa do Brasil do ano seguinte, além de vaga na Série D do Brasileirão do mesmo ano, caso não seja o ASA (que estará na Série B) ou o CRB (Série C) - se for um destes, a vaga ficará com o outro clube de melhor colocação.

A grande novidade a ser proposta pela FAF será a disputa do Campeonato Alagoano Sub-23, no segundo semestre, com participação de clubes da primeira e da segunda divisão. O vencedor ficará com a segunda vaga da Copa do Brasil.

Calendário
A FAF apresentou o calendário para o futebol alagoano em 2010. A primeira divisão será disputada de janeiro a junho. O campeonato de futebol amador nas categorias sub-15 e sub-18 serão disputados de março a junho. O alagoano da categoria sub-23 que - vale a outra vaga da Copa do Brasil em 2011 – será disputado a partir do mês de agosto. Já o campeonato alagoano de futebol feminino, será realizado de agosto a outubro e a segunda divisão de setembro a novembro.

Propostas
Várias propostas foram apresentadas durante o Fórum, o Diretor de futebol do CSA, Marlon Araújo, apresentou uma proposta para que os quatro últimos colocados do ‘turnão’ pudessem disputar uma espécie de torneio da ‘morte’ que indicaria os dois rebaixados para a segunda divisão.

O presidente do Conselho Deliberativo do CRB, Kenedy Calheiros, sugeriu que o alagoano sub-23, fosse realizado a partir de outubro e que ia servir de base para os clubes,na montagem das equipes para a primeira divisão do ano seguinte.

Rei Pelé
O Secretário Adjunto do Esporte de Alagoas, Jorge VI, fez uma explanação sobre as reformas no estádio Rei Pelé e garantiu que para o campeonato alagoano o estádio estará com capacidade para 12 mil torcedores.

Marketing
O Vice Presidente de Relações Externas da FAF, Alberto Bomfim, apresentou números sobre os clubes brasileiros e europeus quanto à quantidade de sócio torcedor de cada um, mostrando que isso pode muito bem ser aplicado nos clubes alagoanos.

Polêmica
Mas grande polêmica ficou para o final do fórum quando o presidente da FAF, pediu a opinião dos presentes sobre a saída do Igaci. Entre cronistas e dirigentes as opiniões foram divergentes, com o tema sendo debatido de exaustivamente até o final do fórum. Todas as sugestões serão levadas para a reunião do Conselho Arbitral, que será realizada na quarta-feira (04) na FAF.

 

por Assessoria / FAF

Comentários comentar agora ❯