28 Maio 2010 - 10:17

Pela primeira vez, Bellucci vence duas seguidas num Grand Slam

Tenis Brasil
Inédito: Bellucci avançou à terceira fase

O paulista Thomaz Bellucci esteve longe de seus melhores dias, mas ainda assim conseguiu se superar e passou pelo espanhol Pablo Andujar, número 146 do ranking, e pela primeira vez está na terceira rodada de um torneio de Grand Slam.

O cabeça 24 virou o placar e anotou 1/6, 6/3, 2/6, 6/4 e 6/2, em partida que foi suspensa na quinta-feira por falta de luz natural ao final do segundo set. Seu adversário sai do duelo entre o croata Ivan Ljubicic, cabeça 13, e o norte-americano Mardy Fish, que também foi suspenso com empate por 1 set.

Bellucci voltou para a quadra 3 sob sol nesta sexta-feira, mas novamente teve um início muito ruim, anotando uma interminável série de erros, geralmente por precipitação. Logo no primeiro game do terceiro set, desperdiçou três break-points e perdeu o serviço em seguida. Ainda conseguiu reagir, mas com apenas 38% de aproveitamento do primeiro saque foi vítima do jogo agressivo de Andujar.

Mesmo sem se mostrar solto em quadra, Bellucci reagiu no quarto set. O saque melhorou e, com dois aces, saiu de um complicado 0-30 no game inicial para a vantagem de 3/1, quando finalmente o espanhol passou também a errar muito. A partida caiu de qualidade, mas o brasileiro começou a se encaixar e forçar menos o jogo. Bellucci foi mantendo o saque até levar a decisão ao quinto set.

No set decisivo, valeu a experiência do brasileiro, que aproveitou um momento de instabilidade do espanhol ao entrar em discussão com o árbitro sobre uma bola que considerou duvidosa. Bellucci quebrou imediatamente o serviço, abrindo 2/1, e voltou a obter vantagem no quinto game. Ainda precisou salvar um break-point, mas já parecia um tenista bem mais confiante. Assim, sacou com autoridade no oitavo game e garantiu a vaga.

Nos números da estatística oficial, Bellucci encerrou a partida com aproveitamento de 51% do primeiro saque, com 17 aces; cometeu 61 erros contra 50 do espanhol, mas levou ampla vantagem nos winners, com quase o dobro (63 diante de 35).

por Tenis Brasil

Comentários comentar agora ❯