26 Novembro 2009 - 09:03

LDU goleia o Fluminense e fica perto do título

AP
Fluminense viu a Copa ficar mais distante com a goleada sofrida

O Fluminense voltou a "ficar de joelhos" diante de seu grande algoz. Na noite desta quarta-feira, o clube foi goleado pela Liga Deportiva Universitária (LDU) de Quito por 5 a 1, na primeira partida da final da Copa Sul-Americana, em disputa no estádio Casa Blanca, no Equador. O tricolor carioca agora terá de reverter o marcador no jogo de volta, no dia 2 de dezembro, no Maracanã - a decisão não conta com o critério do gol fora de casa.

Fluminense e LDU decidem pela segunda vez na história uma competição continental. Em 2008, o time equatoriano conquistou a Copa Libertadores sobre o tricolor das Laranjeiras, que então era comandado por Renato Gaúcho. A LDU havia ganhado em casa por 4 a 2 e perdido no Rio por 3 a 1 no tempo normal - a decisão foi para os pênaltis, e os equatorianos fizeram 3 a 1.

Na noite desta quarta-feira, Fluminense entrou em campo no Casa Blanca disposto a não repetir os erros da decisão de 2008. E o time treinado por Cuca surpreendeu. Logo aos 20 segundos da etapa inicial, o atacante Fred arriscou de fora da área. O goleiro Dominguez deu rebote e Marquinho mandou para o fundo das redes.

Contudo, o time carioca recuou, e acabou castigado ainda na etapa inicial. Típico de quando realiza seus jogos em casa, a LDU se aproveitou da "velocidade" dos gandulas na reposição de bola para bater uma falta. Méndez recebeu livre na cara do gol e finalizou com força. O goleiro Rafael falhou na jogada e não conseguiu evitar que o chute morresse no fundo do gol, aos 20 minutos.

Méndez, aliás, foi a principal figura em campo na primeira decisão. O Fluminense falhou na marcação do jogador e ele virou o placar aos 44 minutos da etapa inicial. Após cobrança de falta na barreira, o meia aproveitou o rebote para soltar uma bomba. A bola bateu no travessão e entrou.

ALTITUDE

Cuca tentou dar novo ânimo ao Fluminense na etapa final com a entrada do jovem Kieza na vaga de Alan. O time, no entanto, sentiu a maratona das últimas semanas e a altitude de 2.850 metros de Quito. Falhas na marcação foram inevitáveis e a LDU aproveitou para acabar com a invencibilidade de 13 jogos do time carioca.

O terceiro gol do time equatoriano surgiu aos 15 minutos da etapa final, novamente com Méndez. O lateral Reasco apareceu pela direita e cruzou. A zaga do Fluminense ficou aberta e o meia da LDU cabeceou com liberdade para marcar o seu terceiro. E ele só não fez mais porque errou a pontaria em outros arremates.

A LDU chegou a marcar o quarto, aos 32 minutos. Em nova falha de posicionamento da marcação, Salas teve espaço para tabelar com Bieler. Ele saiu na cara do gol e chutou cruzado. Rafael pulou, mas a bola entrou no canto.

A torcida equatoriana, porém, só foi ao delírio aos 42 minutos, quando De la Cruz acertou uma bomba de fora da área no ângulo, e fechou o marcador em 5 a 1. Os jogadores do Fluminense deixaram o campo cabisbaixos e reconheceram a superioridade do rival, que praticamente assegurou o título.

 

por Agência Estado

Comentários comentar agora ❯