26 Março 2011 - 14:39

Maior lutador da história do boxe brasileiro completou 75 anos

AE
Eder Jofre e as suas famosas cruzadas, eram imbatíveis

O brasileiro Eder Jofre, segundo os especialistas, o maior boxeur desse país, festeja hoje 75 anos. Há 35 encerrou a vitoriosa carreira, mas permanece com um prestígio inabalável no mundo do boxe.

Eder também foi apontado como o maior peso galo da história da nobre arte - ganhou também o cinturão dos penas - o eterno Galo de Ouro, assim como acontece com outros esportistas nacionais, como Maria Esther Bueno e Adhemar Ferreira da Silva, goza de maior fama no exterior. "Eder tinha tudo que um grande lutador deve possuir. Para coroar o pacote, ele também tinha um queixo de ferro e de resistência, a exemplo de Jake LaMotta e Carmen Basilio", escreve o Cyber Boxing Zone, site especializado. "Talvez a qualidade mais impressionante tenha sido a capacidade de adaptação. Jofre era um lutador muito inteligente, que poderia mudar seu estilo para se ajustar a qualquer tipo de adversário. Ele poderia ser brigador, clássico... O cara era uma obra de arte."

Como comparativo ao que diz o site especializado em boxe, sobre o pugilista brasileiro, pode-se lembrar que Sugar Ray Robinson, apontado em quase todas as listas como o maior boxeador de todos os tempos, fez questão de posar ao lado de Eder, em 1960, antes de o lutador nacional enfrentar o mexicano Eloy Sanchez, quando ganhou o primeiro título mundial, em Los Angeles.

Por sua vez, o renomado jornalista norte-americano Ted Sares, tem outra definição para o pugilista brasileiro. "Com um poder de soco em ambas as mãos, Jofre também tinha grandes habilidades técnicas e reflexos, ao melhor estilo Sugar Ray Robinson", analisa. "Ele tinha o gancho e o direito em linha reta; um inferno. Ele tinha tudo. Um perfurador de corpos."

 

por Robson Lessa com informações AE

Comentários comentar agora ❯