23 Setembro 2009 - 06:00

Novos casos de doping no atletismo brasileiro

globoesporte.com
Atletas foram flagrados no Sul-americano do Peru

Depois do escândalo da Rede Atletismo, quando cinco atletas testaram positivo e foram excluídos do Mundial de Berlim, mais três casos de doping voltam a abalar a modalidade no Brasil. Leonardo Elisiário, do salto triplo e também da equipe Rede, testou positivo para o uso do anabolizante stanozolol. João Gabriel Santos, do salto com vara e da BM&F, foi pego com uma combinação das substâncias boldenona e exemestane, raramente detectadas, que só aparecem em exames se forem injetadas. Segundo uma emissora de TV, Fernanda Gonçalves, dos saltos triplo e em distância e também da BM&F, testou positivo para a mesma combinação. Os testes foram feitos durante o Sul-Americano de Lima, disputado de 19 a 21 de junho.

Leonardo Elisiário disputou o Mundial de Berlim, de 15 a 23 de agosto, e não conseguiu passar para a final do salto triplo. Em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) afirma que só no dia 16 de setembro recebeu do Laboratório credenciado pela Federação Internacional em Montreal a confirmação do resultado adverso na amostra A do atleta.

Leonardo enviou suas explicações no dia 18, isentando o treinador de culpa e afirmando que não utilizou a substância. A CBAt, portanto, solicitou o exame da contraprova B e agora aguarda o pronunciamento do laboratório de Montreal. Como Elisiário abriu mão da confidencialidade, seu caso é o único comentado pela CBAt.

Os técnicos dos três atletas são figuras de renome no cenário nacional. Elisiário é treinado por Nélio Moura, que também trabalha com a campeã olímpica Maurren Maggi. João Gabriel é orientado por Elson Miranda, técnico de Fabiana Murer. Fernanda é atleta de Neilton Moura.

- Sou apenas responsável pelo treino dele. Sei do caso porque ele é meu atleta. A BM&F pediu a contraprova. Mas não posso falar nada sobre isso porque está correndo sob sigilo. Fato é que fomos pegos de surpresa, e o João se colocou na posição de que não utilizou nada. Mas ele vai ter que responder aos órgãos competentes - disse Elson Miranda.

O stanozolol é um esteroide que causa aumento de força sem ganho de peso em excesso, além de promover maior vascularização e inibir retenção de água, com efeito diurético. A boldenona, também esteroide, é usada para ganho de força e volume muscular, e foi combinada com a exemestane, droga usada no tratamento de câncer de mama.

por globoesporte.com

Comentários comentar agora ❯