21 Agosto 2017 - 16:57

Arapiraca volta a ter espaço na rede estadual para grandes competições

Valdir Rocha
Fundado em 1981, o espaço, até então, nunca havia passado por uma reforma e estava há quase oito anos sem receber competições de grande porte

Depois de muita espera, a população de Arapiraca voltou a ter um grande espaço para competições esportivas na rede estadual. Após ser reinaugurado com festa pelo governador Renan Filho e vice-governador e secretário de Estado da Educação Luciano Barbosa no dia 20 de julho, o ginásio Deputado José Lúcio de Melo, mais conhecido como ginásio da Escola Quintella Cavalcanti, recebeu, no período de 1 a 3 de agosto, sua primeira competição oficial de grande porte, a etapa inter-regional dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal).

Fundado em 1981, o espaço, até então, nunca havia passado por uma reforma e estava há quase oito anos sem receber competições de grande porte, sediando apenas jogos internos das escolas. Após a reforma, o espaço ganhou uma estrutura moderna, o que inclui piso emborrachado, que amortece o impacto de quedas, e cadeiras confortáveis, tecnologia similar à utilizada no Ginásio do Geraldão, em Recife.

Primeiro gol - Durante a competição, equipes de futebol de salão e handebol da 2ª, 5ª e 9ª Gerências Regionais de Educação (Geres) disputaram partidas no ginásio. O primeiro gol oficial surgiu graças a uma jogada da dupla Meykson Aleff (autor do passe) e João da Silva (autor do gol), ambos da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela.

Felizes por terem inaugurado as redes do ginásio, os garotos também fazem uma avaliação positiva do espaço. “O ginásio é muito bonito, o piso é excelente. Foi ótimo jogar”, fala João.

Os professores presentes à competição também elogiaram a estrutura do espaço. “Estou encantada, é tudo muito lindo. Não vejo a hora das obras do nosso ginásio serem concluídas”, diz Iracilda Xavier, da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, de Penedo.

O professor Flávio Rui Mendes, do Colégio Santa Catarina, de Arapiraca, diz que a recuperação do espaço foi um presente para a cidade. “Trabalho na rede privada e os nossos alunos ficaram maravilhados com essa estrutura. O esporte também é uma ferramenta educativa e a recuperação desse ginásio foi um ganho para toda a cidade de Arapiraca”, afirma Flávio.

Próximas competições – Com 34 anos de atuação na educação física de Arapiraca, o coordenador do Jeal na 5ª Gere, Ubirajara Freitas - mais conhecido como Bira – diz que a revitalização do espaço é a concretização de um sonho.

“Desde 1981, quando foi inaugurado, esse ginásio, não havia passado por nenhuma reforma. Vê-lo recuperado é uma satisfação imensa”, declara.

Ele adianta que, em setembro, o espaço sediará outra grande competição, os Jogos Escolares de Arapiraca, que acontecerão de 29 de setembro a 15 de outubro. “Serão aproximadamente quatro mil alunos das redes estadual, municipal, federal e particular competindo, um campeonato que só perde para o Jeal em número de participações”, informa Bira.​

 

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.