18 Outubro 2009 - 20:50

Flamengo e Atlético foram os grandes vencedores

globoesporte.com
Sérvio Petkovic foi o craque da rodada do Brasileirão

No complemento da 30ª rodada do Brasileirão, sete partidas movimentaram diversos estádios e torcidas pelo Brasil afora. Inquestionávelmente, o maior destaque ficou por conta da sensacional vitória do Flamengo, em pleno Palestra Itália, diante do líder Palmeiras. O placar de 2 x 0, construído com dois gols do sérvio Petkovic,sendo o segundo na cobrança direta de um escanteio, dá mostra da superioridade rubro-negra ao longo do jogo, fundamentando seu esquema tático numa rígida e perfeita marcação do setor defensivo, saindo sempre em rápidos e mortais contra-ataques. Dessa forma, o Verdão não conseguiu impor um volume de jogo que fizesse jus à vitória. Além de Pet, Bruno e o conjunto do time da Gávea, mereceram destaques especiais.

No Maracanã, o Fluminense segue a sua via crucis pois não saiu do empate diante do Internacional em 2 x 2. Alecsandro e Marquinhos marcaram os gols colorados enquanto o zagueiro Gum empatou a partida nas duas ocasiões. Com mais esse resultado negativo, o tricolor carioca continua na lanterna da competição. Já o Inter que teria chances de assumir a segunda colocação em caso de vitória, com esse empate continua no terceiro lugar.

Outro time seriamente ameaçado pelo rebaixamento, o Sport, jogando na Ilha do Retiro, não tomou conhecimento do Corinthians e conseguiu a vitória por 2 x 0, dando-lhe mais esperança de sair do Z4. Coincidentemente, dois ex-corinthianos sacramentaram a vitória do Leão da Ilha frente ao Timão. Arce e Wilson foram os artilheiros da tarde na capital pernambucana.

Na capital gaúcha, o Gremio recebeu o Coritiba e venceu por 2 x 0 com gols de Perea no 1° tempo e do alagoano Souza no 2° tempo da partida. Com essa vitória, o tricolor gaúcho continua sonhando com uma vaga na Libertadores do ano que vêm. O próximo obstáculo da equipe será o dificílimo confronto contra o arqui-rival Internacional, no famoso clássico Gre-Nal.

Nos três confrontos da noite, a partida de maior importância envolveu as equipes de Cruzeiro e Botafogo, que jogaram desfalcadas de alguns de seus principais atletas. Mesmo assim, a vitório sorriu para o time cruzeirense graças ao gol marcado pelo atacante Thiago Ribeiro na segunda etapa da partida. A Rapôsa Mineira se viu obrigada a terminar a partida com apenas 10 jogadores, pois o atleta Soares sofreu uma contusão na região cervical, sendo levado para o Hospital de ambulância e como o treinador Adílson Batista já havia feito as três substituições, teve que jogar os últimos 15 min com um homem a menos. Com essa vitória, o time estrelado também está pensando em conquistar uma vaga no G4, pois apenas 4 pontos o separa da zona de Libertadores.

No clássico nordestino da rodada, Vitória e Náutico realizaram um grande jogo no estádio do Barradão, na capital baiana. O Timbú saiu na frente do marcador, através de mais um gol assinalado pelo atacante Bruno Mineiro, tendo o Leão da Barra virado o placar com os gols marcados por Leandrão (2) e o veterano Jackson, ex-ídolo do Sport Club do Recife. Mesmo distante 5 pontos do G4, o rubro-negro baiano também sonha com a Libertadores, enquanto os pernambucanos precisam lutar muito para sairem do Z4.

Na última partida dessa rodada, o Atlético-PR em plena Arena da Baixada, afundou ainda mais o Santo André, ao goleá-lo por 3 x 0. Paulo Baier, Marcel (contra) e Marcinho, fizeram os gols do Furacão, que a cada rodada se distancia mais da zona do rebaixamento. Já o time do ABC paulista, parece que nessa reta final não têm mostrado forças para sair do Z4.

Após o complemento da 30° rodada, o G4 ficou assim:

1° Palmeiras: 54 pts; 2° Atlético-MG: 50 pts; 3° Internacional: 49 pts e 4° São Paulo: 49 pts.

Na zona de rebaixamento, o famigerado Z4, a posição de momento é essa:

17° Santo André: 29 pts; 18° Náutico: 29 pts; 19° Sport: 28 pts e 20° Fluminense: 26 pts.

Três atacantes dividem a artilharia do Brasileirão, são eles: Adriano, Diego Tardelli e Alecsandro, todos com 15 gols assinalados.

por Robson Lessa

Comentários comentar agora ❯