18 Outubro 2009 - 15:49

Button mais arrojado que Barrichello, é o campeão da F1

globoesporte.com
Jenson Button é o legítimo campeão da F1

Jenson Button chegou a Interlagos sabendo que ainda tinha duas corridas para administrar a liderança da temporada e garantir o título. Ficou claro, no entanto, que aquele sujeito boa-praça sentado no carro 22 da Brawn estava com pressa. No GP do Brasil, o inglês largou em 14º e não quis saber de cautela. Tirou proveito de uma largada caótica, atropelou novatos à sua frente e foi comendo posições até o fim. Cruzou em quinto, mais que o suficiente para levantar a taça no quintal do companheiro de equipe, Rubens Barrichello, que caiu da pole para o oitavo lugar.

Com Button em quinto, Rubinho precisava chegar em primeiro para levar a decisão do título a Abu-Dhabi. Não deu. O brasileiro perdeu posições preciosas em paradas nos boxes, penou com o segundo jogo de pneus e se viu incapaz de evitar a festa britânica em seu território.

O australiano Mark Webber, da RBR, cruzou em primeiro, seguido por Robert Kubica, da BMW Sauber, Lewis Hamilton, da Mc Laren, e Sebastian Vettel, também da RBR. Button chegou em quinto vibrando com o título e cantando "We Are The Champions" ao microfone.

Assim que saiu do carro, subiu na roda dianteira e ergueu os braços, Button ganhou um forte abraço de Barrichello. No pódio, a curiosa imagem de três pilotos festejando uma vitória sabendo que o campeão não estava em nenhum daqueles degraus.

Na largada, Rubinho manteve a dianteira, e bastaram poucos segundos para o público ver batidas, rodadas, carro pegando fogo e até pilotos trocando empurrões fora da pista. Heikki Kovalainen, da McLaren, se enroscou com Giancarlo Fisichella; e Adrian Sutil, da Force India, bateu em Jarno Trulli, da Toyota. Quando voltou à pista, pegou a Renault de Fernando Alonso, que abandonou a prova. Os dois casos entraram em investigação e, mais que isso, tiveram desdobramentos fora da pista.

Irritado com Sutil, Trulli foi tirar satisfações. Enquanto caminhavam na grama, os pilotos trocaram empurrões e por pouco não foram às vias de fato. Enquanto isso, nos boxes, Kovalainen arrancou antes da hora, carregou a mangueira e espalhou combustível no chão. Resultado: as chamas tomaram o carro de Kimi Raikkonen, que vinha logo atrás. O finlandês da Ferrari tinha pulado de quinto para terceiro na largada, mas também foi tocado e, por isso, se viu obrigado a fazer uma parada. Raikkonen voltou para a pista, mas passou a brigar nos últimos lugares.

Diante de tanta confusão, quem se deu bem foi Button, que ganhou cinco posições e assumiu a nona. O safety car entrou em ação. Entre o líder Barrichello e o seu companheiro na Brawn, estavam Webber, Rosberg, Kubica, Buemi, Nakajima, Kobayashi e Grosjean.

Na terceira volta, o carro de segurança saiu, e Button, faminto, logo ganhou a oitava posição. Com rivais inexperientes à sua frente, o inglês partiu para cima. Logo ultrapassou Grosjean e Nakajima, mas penou por quase 20 voltas para superar Kobayashi.

Pouco antes disso, Rubinho fez três voltas mais rápidas seguidas. Webber deu o troco e cravou 1m13s733.

Quando Button finalmente conseguiu ultrapassar Kobayashi, no S do Senna, o cenário da corrida mudou, com Rubinho, Kubica e Nakajima parando nos boxes. Button pulou para o segundo lugar, atrás de Webber. Pouco depois, o inglês também parou e voltou em nono lugar, fora da zona da pontuação. Barrichello voltou em quarto, ameaçado por Hamilton e atrás de Webber, Vettel e Kubica. Era o limite da margem para levar a decisão a Abu-Dhabi.

Na 31ª volta, um susto. Nakajima tocou o carro do Kobayashi, perdeu o controle e atravessou a pista. Por pouco não causou um acidente mais grave. O japonês bateu forte nos pneus e abandonou a prova.

Quando voltou de sua parada, Vettel ficou em sétimo, atrás de Button. Era o que o inglês precisava para garantir o título em Interlagos, com Rubinho em terceiro. O cenário não parecia favorável ao brasileiro, já que não havia sinal de chuva. Hamilton foi para os boxes, e Button pulou para a quarta posição.

Na volta de número 51, a Brawn chamou Barrichello para trocar os pneus, insatisfeita com o rendimento do carro do brasileiro. A troca funcionou, e o carro voltou mais rápido, mas ficou claro que havia algo errado com o jogo de pneus anterior. O tempo perdido tinha sido fatal.

Mesmo fazendo outra parada, Button voltou em sétimo, bem à frente de Raikkonen e confortavalmente atrás de Rubinho, que segurava a terceira posição. A situação do inglês ficou ainda mais confortável nas últimas voltas, quando o inglês pulou para terceiro, e Rubinho, após nova parada, deslizou para oitavo.

Mark Webber cruzou a linha de chegada em primeiro e recebeu a bandeirada de Felipe Massa. Button chegou em quinto, com os punhos cerrados, vibrando com a conquista e cantando "We Are The Champions". Para a decisão do título, Abu-Dhabi virou apenas uma corrida amistosa.


 

por globoesporte.com

Comentários comentar agora ❯