16 Março 2010 - 07:08

Tenista alagoano pode se tornar o nº 1 no ranking da categoria

Tenis Brasil
Tiago ocupa atualmente a 3ª posição

O garoto magro, alto, campeão do Aberto da Austrália e pupilo de Larri Passos é a grande atração da Copa Gerdau, um dos nove maiores torneios juvenis do calendário mundial, que deu largada nesta segunda-feira na Leopoldina Juvenil. O alagoano Tiago Fernandes, número 3 do mundo, inicia sua luta por mais um título do grupo A do ranking, o que poderá levá-lo ao topo da lista.

Sob todos os olhares, Tiago enfrenta o britânico Jack Carpenter, 58º colocado, por volta das 12h30 na quadra principal. Eliminado na estreia do Banana Bowl há uma semana, ele desta vez está otimista com relação ao torneio: "Estou bem preparado e treinado para a competição", afirmou ele, que sofreu falta de ritmo devido a uma contusão no tornozelo em Blumenau.

Diante do britânico, Tiago não espera por uma partida fácil. "Vai ser um confronto bem duro. Ele vai bem no saibro, tem um jogo bem sólido de fundo de quadra", observou o tenista de 17 anos. Os dois se enfrentaram uma única vez, no ano passado, nas quartas-de-final da etapa paraguaia do circuito sul-americano, quando o brasileiro venceu no terceiro set, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.

Por ser do grupo A, a Gerdau dá 250 pontos ao campeão de simples. Como o alagoano defende 50 do ano passado, poderá marcar 200 e superar o atual líder dos 18 anos, o sueco Daniel Berta, que está apenas 100 pontos à frente. No sistema juvenil, consideram-se os seis principais resultados em 12 meses e também são computados 25% dos melhores resultados de duplas.

O Brasil conta com 19 jogadores na chave principal da categoria 18 anos masculino, em que defende o bicampeonato de José Pereira, em 2008 e 2009. Além de Fernandes, também estreiam nesta terça-feira Eduardo Dischinger, Alex Blumenberg, Tiago Monteiro, Francisco Zambon, Rogério Ribeiro, Oscar Gutierrez, Maurício Antun, Bruno Santanna e João Pedro Sorgi.

por Tenis Brasil

Comentários comentar agora ❯