15 Junho 2010 - 18:09

Apesar do futebol lento e previsível, Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 x 1

Siphiwe Sibeko
Elano e Maicon fizeram a festa dos brasileiros

Após muita expexctativa e alguns treinos secretos, a Seleção brasileira estreou na Copa da África do Sul, apresentando um futebol aquém do que esperavam os torcedores brasileiros. Mesmo assim, jogou o suficiente para vencer a Coreia do Norte por 2 x 1 e assumir a liderança do seu grupo, pois Portugal e Costa do Marfim apenas empataram no outro jogo (0 x 0).

O JOGO

A partida começou com um bom domínio de bola brasileiro, que encontrava uma certa facilidade na armação das poucas jogadas ofensivas. A partir do momento que a Coreia do Norte encontrou a marcação, o time brasileiro se mostrou lento, sem criatividade e o que é pior, sem jogadas ensaiadas, apesar dos treinos sigilosos.

Durante a primeira etapa, nosso selecionado insistiu, por diversas vezes, em jogadas aéreas. O problema dessa aposta de Dunga foi que nossos avantes não conseguiram ganhar uma única jogada desse tipo, sempre perdendo para a bem postada defensiva nortecoreana. Outro agravante para o péssimo futebol da equipe nesse período foi a fraca atuação dos meias Elano e Kaká e principalmente dos laterais, Maicon e Michel Bastos. Ambos os alas não fizeram nenhuma jogada de linha de fundo, se limitando a alçar bolas da intermediária para a área adversária. Já os meias, não tinham mobilidade, criatividade e muto menos velocidade, facilitando dessa maneira, a marcação da equipe oponente.

Ao longo dos noventa minutos, ficou bem claro que Kaká e Luís Fabiano estão ainda fora de forma, mostrando assim, o quanto a nossa Seleção poderá sofrer ao longo da competição, caso os mesmos não peguem ritmo de jogo o quanto antes. Erros de passes, falta de movimentação, flagrados contantemente em impedimento, tudo isso são mostras do atual estado físico limitado desses atletas. Será que com o passar dos jogos classificatórios, os mesmos entrarão no ritmo dos demais para ajudar a equipe? Essa é a pergunta que o técnico Dunga responderá aos jornalistas nos próximos dias.

SEGUNDO TEMPO

Para os quarenta e cinco minutos finais, o Brasil voltou mais aceso, procurando imprimir um futebol mais dinâmico e veloz, coisa que faltou na primeira etapa. Até as jogadas pela lateral de campo começaram a aparecer, principalmente pelo lado direito.

Os canarinhos voltaram arriscando mais os chutes de fora da área. Mas o primeiro gol brasileiro só surgiu após a primeira jogada de linha de fundo. Aos 10 minutos, Elano, pela direita, fez passe sensacional para Maicon, que recebeu em profundidade e bateu com força, mesmo sem ângulo. Ao ver a bola morrer no fundo das redes, o brasileiro se emocionou e quase chorou. Brasil 1 x 0.

Apesar da desvantagem, a Coreia do Norte se segurou e continuou sem sair para um jogo mais ousado e ofensivo. O Brasil por sua vez, seguiu martelando e conseguiu ampliar aos 27 minutos. Em ótima virada de jogo, Robinho fez um lançamento sensacional para Elano. O meia brasileiro apareceu pela direita e chutou de primeira, cruzado, para o fundo das redes. O goleiro Myong Guk ficou vendido na jogada. Brasil 2 x 0.

Depois do segundo gol, o técnico Dunga começou a mexer no time com o intuito de ampliar o marcador. Elano saiu para a entrada de Daniel Alves. Kaká também foi substituído, aos 32 minutos por Nilmar. E Ramires entrou na vaga de Felipe Melo. O Brasil ainda criou outras chances de gol, princialmente com o rápido Nilmar, mas foi a Coreia que marcou o último gol do jogo. Aos 43 minutos, Yun Nam recebeu passe de Tae Se e bateu na saída de Júlio César: 2 a 1.

Como destaque da partida, a velocidade e a movimentação de Robinho. Na verdade, esses ítens foram as poucas coisas boas que aconteceram no nosso selecionado que, diga-se de passagem, precisa melhorar muito para ir mais longe nesse Mundial..

A tensão característica da estreia já passou. Agora, o time de Dunga terá cinco dias para acertar os muitos erros para o segundo confronto no Grupo G, diante da Costa do Marfim, no próximo domingo, às 15h30m.

FICHA TÉCNICA

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte

Brasil: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Felipe Melo (Ramires ), Gilberto Silva, Elano (Daniel Alves) e Kaká (Nilmar); Robinho e Luis Fabiano
Técnico: Dunga

Coreia do Norte: Ri Myong Guk; Cha Jong Hyok, Pak Chol Jin, Pak Nam Chol, Ri Jun Il e Ri Kwang Chon; An Yong Hak, Mun In Guk (Kim Kum Il), Ji Yun Nam e Hong Yong Jo; Jong Tae Se
Técnico: Kim Jong Hun

Gols: Maicon, aos 10, Elano, aos 27, e Yun Nam, aos 43 minutos do segundo tempo
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Público: 54.331 pagantes
Estádio: Ellis Park, em Johannesburgo

por Robson Lessa

Comentários comentar agora ❯