13 Novembro 2017 - 09:33

Taça das Grotas ganha vida integrando as comunidades da capital alagoana

Neno Canuto
Competição vai entrar para o calendário esportivo de Alagoas e já tem sua segunda edição confirmada

O campeonato Taça das Grotas, que vai levar crianças e jovens das grotas da capital para disputas nos mais importantes estádios alagoanos, ganhou vida neste domingo (12), no campo do Estádio Rei Pelé, com o desfile dos times representantes das 16 comunidades e os jogos da primeira rodada.

O evento promovido pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), com apoio do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), é mais um passo do programa Vida Nova nas Grotas, que, segundo a secretária Claudia Petuba, vai muito além de levar cimento e concreto para as comunidades.

“Diferente do passado, nós resolvemos abrir as portas do Estádio Rei Pelé para projetos sociais e jogos beneficentes, para que, de forma inédita, vocês, atletas das comunidades, estejam aqui. O ‘Taça das Grotas’ veio para ficar no calendário esportivo alagoano”, afirmou Cláudia Petuba.

Pouco antes da cerimônia, os líderes comunitários e treinadores receberam o uniforme completo dos jogadores, que será utilizado durante toda a competição. O presidente do Movimento de Humanização das Grotas e treinador da Grota Piabas, Robson Lima, acredita que as comunidades ganharam cidadania.

“Dentro das grotas não tem só o bandido, têm jovens inteligentes e meninos bons, que precisam de oportunidade, e essa oportunidade está sendo dada. Hoje temos um governo que tem compromisso com essas comunidades alagoanas e nos diz que quem mora em grota tem que ser tratado da mesma forma de quem mora na Ponta Verde”, ressaltou o líder comunitário.

O ‘Taça das Grotas’ vai até o dia 29 deste mês e conta com a participação de jovens entre 14 e 17 anos, disputando todos os sábados às 8h. A grande final também vai acontecer no Trapichão.

O secretário executivo do Esporte e Lazer, Charles Hebert, é coordenador da competição e explica que a idade determinada para participar do campeonato foi proposital. De acordo com ele, jovens dessa idade são mais propensos à ociosidade e aos perigos do mundo das drogas.

De olho no sonho

O jogo que marcou a abertura do campeonato terminou em goleada. O time da Grota Macaxeira marcou 5 x 0 em cima do time da Grota São Rafael.

O meio-campo da equipe da São Rafael, Sidney da Silva, afirmou, depois de receber o primeiro gol, não se importar com o resultado dos jogos e lembrou a possibilidade de alguns dos jogadores serem visto por olheiros. “Tudo depende do trabalho em equipe, e aqui é tudo amizade; não é só uma disputa. Eu não vim aqui pensando em ganhar e, sim, porque penso no meu futuro”, disse.

Muitos pais foram acompanhar os filhos de perto. Dentre eles estava o ex-jogador Flávio Araújo, bem na beira do gramado para não perder nenhum lance do filho camisa 10.

Fernando vem da Grota da Macaxeira, tem dezesseis anos e, de acordo com pai, se espelha nos ídolos Messi e Cristiano Ronaldo. “Ele já participou de várias peneiras e eu espero que ele realize o seu sonho. Fiquei orgulhoso, porque é a primeira vez que ele joga no Rei Pelé”, disse.

A presença do zagueiro do Clube de Regatas Brasil (CRB), Audálio, causou alvoroço entre os atletas das comunidades e os pais presentes. Entre muitas ‘selfies’, o craque, que veio de um bairro periférico do município de Quebrangulo, trouxe um incentivo a mais para os jogadores.

“Tenho certeza que esse campeonato vai ficar marcado. Eu ando muito nas grotas e não tenho dúvidas pode sair grandes jogadores de lá”, afirmou o jogador.

por Redação

Comentários comentar agora ❯