13 Novembro 2009 - 22:06

Vasco é o Campeão Brasileiro da série B

globoesporte.com
Vascaínos não tem hora para acabar as comemorações

Demorou uma eternidade para os torcedores, mas o dia chegou e todos poderam comemorar o retorno do Vasco à elite do futebol brasileiro. Com uma vitória de virada e muito sofrida por 2 x 1, diante do brioso América-RN, a equipe da Cruz de Malta, juntamente com os seus torcedores, poderam enfim, comemorar a conquista do campeonato, inclusive de forma antecipada.

O jogo teve dois tempos bem distintos, com o time potiguar dominando a primeira etapa amplamente, criando algumas chances de gol e abrindo o placar através de Lúcio, após bela jogada de Somália pelo lado esquerdo do ataque americano. O trio Somália, André Luís e Lúcio, constantemente davam susto na defesa vascaína, que tinha em Tite e Vílson, duas peças que comprometeram bastante o sistema de jogo da equipe de Dorival Júnior. No segundo tempo, com a expulsão do zagueiro americano Leandro, com menos de um minuto jogado, a equipe de São Januário soube se impor e com mais tranquilidade, virar o marcador e saborear o título da competição. O gol de empate veio através de Élton, na cobrança de uma penalidade máxima. Detalhe: o mesmo Élton tinha perdido uma penalidade minutos antes dessa que possibilitou o gol de empate, defendida pelo goleiro Rodolpho. O jogo seguiu no mesmo ritmo, ou seja,  com muita pressão do Vasco, limitando-se a equipe do Rio Grande do Norte a se defender exclusivamente. De tanto insistir, aos 40m, Alex Teixeira assinalou o gol da vitória e consequentemente do merecido título vascaíno.

Após o apito do árbitro, a imensa massa de torcedores, aliviados pela difícil vitória, começaram as comemorações, que não tem hora para acabar. O resultado foi injusto para o América, que merecia melhor sorte, mas a conquista do time da Colina de São Januário é incontestável

FICHA TÉCNICA:

Vasco 2 x 1 América-RN

Vasco - Fernando Prass; Fágner (Aloísio), Vilson (Philippe Coutinho), Titi e Ramon; Nilton, Souza, Ernani (Fumagalli) e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Elton. Técnico - Dorival Júnior.

América-RN - Rodolpho; Thoni, Leandro, Edson Rocha e Jackson; Ricardo Oliveira, Júlio Terceiro (Ramires), Somália e Juninho (Wilton Goiano); André Luís (Geovane) e Lúcio. Técnico - Francisco Diá.

Gols - Lúcio, aos 13 minutos do primeiro tempo; Elton (pênalti), aos 14, e Alex Teixeira, aos 40 minutos do segundo tempo.

Árbitro - José Henrique de Carvalho (SP).

Cartão amarelo - Leandro, Ricardo Oliveira, Julio Terceiro, Edson Rocha e Alex Teixeira.

Cartão vermelho - Leandro.

Renda - R$ 746.30,00.

Público - 50.237 pagantes.

Local - Estádio do Maracanã, no Rio. 

por Robson Lessa

Comentários comentar agora ❯