11 Novembro 2010 - 00:10

Ceará e Botafogo apenas empatam em jogo bem disputado no Castelão

Photocamera
Loco Abreu fez dois gols mas o Botafogo só empatou

O Botafogo apenas empatou com o Ceará por 2 a 2, na noite desta quarta-feira, no Estádio Castelão, na abertura da 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de General Severiano chegou a sair na frente no início do jogo, mas levou a virada ainda no primeiro tempo. Loco Abreu, que havia inaugurado o placar, garantiu o ponto na classificação ao marcar seu segundo gol depois do intervalo.

Com mais esse empate, o Botafogo ficouem situação complicada na parte superior da tabela. Com 56 pontos, a equipe de Joel Santana poderá cair da quarta para a sexta colocação se Atlético-PR e Grêmio vencerem seus jogos no final de semana. Os dois times somam 53 pontos e apresentam maior número de vitórias, primeiro critério de desempate.

O Botafogo também ficou mais distante dos líderes do campeonato. Está a cinco pontos do Fluminense, primeiro colocado. Corinthians e Cruzeiro, com 60 pontos cada, podem ampliar a vantagem no final de semana. Já o Ceará soma 45, em 12.º lugar, dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

O JOGO 

Ceará e Botafogo fizeram uma partida movimentada e de boas chances de gol nesta quarta. O duelo começou de forma lenta e só ganhou ritmo depois do primeiro gol, de Loco Abreu. Ele abriu o placar ao desviar chute de Lúcio Flávio para as redes, aos 11 minutos.

A desvantagem no placar acordou o Ceará. Mostrando melhor futebol, o anfitrião cresceu no jogo e passou a pressionar o rival carioca, mais recuado. Magno Alves comandou o ataque cearense, levando perigo constante ao gol de Jefferson.

Aos 16 minutos, ele quase empatou o jogo. Na pequena área, completou cruzamento rasteiro, com perigo, mas o goleiro Jefferson fez grande defesa com a ponta dos dedos. Dois minutos depois, o atacante arriscou de longe e quase surpreendeu o goleiro botafoguense, que fez outra boa defesa.

Depois de duas tentativas sem sucesso, Magno Alves contou com uma bobeada da zaga do Botafogo para igualar o placar. Ele aproveitou erro de Mário Rosário, que tentou atrasar a bola para Leandro Guerreiro, e encheu o pé da entrada da área, aos 22.

Embalado e diante de um Botafogo cada vez mais acuado, o Ceará não demorou para chegar à virada. Aos 34 minutos, Marcelo Nicácio atuou como pivô na entrada da área e deu grande passe para Geraldo, que encheu o pé e acertou o ângulo esquerdo do gol botafoguense.

Abatido, o Botafogo só voltou a buscar o ataque nos minutos finais da primeira etapa. Aos 46, Túlio Souza quase marcou o segundo dos visitantes, ao bater rente à trave direita do goleiro Michel Alves, depois de invadir a área.

O ritmo foi mantido no segundo tempo. Jobson, em jogada individual, e Lúcio Flávio, de cabeça, levaram perigo ao gol cearense nos primeiros minutos. Loco Abreu, aos 11, não desperdiçou a oportunidade. Ele recebeu passe dentro da área e finalizou de canhota no canto direito de Michel Alves: 2 a 2.

O empate confirmou o bom momento do Botafogo no jogo e assustou o Ceará, que voltou a acelerar a partida e passou a atacar de forma desorganizada. Em uma das investidas, quase chegou ao terceiro gol após novo vacilo da zaga carioca. Fahel acertou a trave e deu um susto no goleiro Jefferson, depois de rápida jogada de Geraldo e Washington, aos 14.

Aos 35, foi a vez de Magno Alves acertar a trave. Após levantamento na área, ele escorou de cabeça, fora do alcance de Jefferson. A recuperação do Ceará deu novo equilíbrio ao jogo, mas não foi o suficiente para alterar o placar.

Sem jogo marcado para o final de semana, o Botafogo só voltará a campo no domingo, dia 21, para enfrentar o Internacional, no Engenhão. O Ceará jogará no sábado, contra o lanterna Prudente, no interior de São Paulo.

Ficha Técnica

Ceará 2 x 2 Botafogo

CEARÁ 2 - Michel Alves; Anderson, Diego Sacoman (Erivelton) e Fabrício; Boiadeiro, Michel, Careca, Geraldo e Reina (Arlindo Maracanã); Magno Alves e Marcelo Nicácio (Washington). Técnico: Dimas Filgueiras.

BOTAFOGO 2 - Jefferson; Márcio Rosário, Leandro Guerreiro e Danny Morais; Alessandro, Fahel (Caio), Túlio Souza (Bruno Tiago), Lúcio Flávio (Renato Cajá) e Edno; Jobson e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Gols - Loco Abreu, aos 11, Magno Alves, aos 22, e Geraldo, aos 34 minutos do primeiro tempo. Loco Abreu, aos 11 minutos do segundo tempo;

Cartões amarelos - Michel Alves, Boiadeiro (Ceará); Loco Abreu, Túlio Souza, Fahel, Jobson (Botafogo);

Cartão vermelho - Michel (Ceará);

Árbitro - Wallace Nascimento Valente (ES);

Renda e público - Não disponíveis;

Local - Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)


 

por Robson Lessa | AE

Comentários comentar agora ❯