10 Junho 2019 - 20:30

Confira o calendário de corridas de rua em Alagoas no 2º semestre e saiba como se preparar

Pexels
Confira o calendário de corridas de rua em Alagoas no 2º semestre e saiba como se preparar

Muitos educadores físicos defendem que a corrida é o mais democrático dos exercícios, devido a sua praticidade: em geral, comprar um tênis confortável e uma roupa leve já é o suficiente para dar os primeiros passos. Por isso, o esporte é a principal escolha de quem deseja uma vida mais saudável.

Quem já entrou para o time de corredores conhece de perto os benefícios da atividade. Um deles é a sensação de superação, que fica mais evidente quando os atletas participam de alguma competição e comprovam seu bom desempenho e compartilham a paixão pelo esporte com outras pessoas.

Alagoas apresenta uma lista completa de corridas para o 2º semestre e quem deseja participar já pode começar a se preparar. Confira abaixo os dias e locais:

Junho

09.06: Cidade de Girau do Ponciano - Circuito Run Girau do Ponciano
09.06: Cidade de Maceió - BPA Eco Running V

Julho

06.07: Cidade de Arapiraca - 4ª Corrida do Fogo de Arapiraca
07.07: Cidade de Maceió - 4º Desafio Tropa de Elite
14.07: Cidade de Maceió - 2ª Maratona dos Mares de Maceió

Agosto

10.08 Cidade de Arapiraca - 2ª Corrida Sagrada
17.08 Cidade de Maceió - IX Corrida Duque de Caxias
18.08 Cidade de Maceió - Santander Track&Field Run Series - Parque Shopping
24.08 Cidade de Maragogi - III Corrida dos Pais

Setembro

01.09 Cidade de Maceió - Meia Maratona Coop
28.09 Cidade de Maceió - 7ª Corrida Djalma Mello

Outubro

12.10 Cidade de Flexeiras - 2ª Corrida Oficial EB Running

Dezembro

29.12 Cidade de Maceió - 15K da Virada

Como se preparar para as provas

A lista é grande, e vale lembrar que a preparação para enfrentar 5km ou 10km deve começar pelo menos três meses antes da prova e sob orientação de um profissional de educação física. Para distâncias maiores, como maratonas, o tempo de preparo pode chegar a dois anos.

Alcançar o objetivo de 5 km, para começar, significa desenvolver, principalmente, resistência aeróbia para correr por 35 minutos em média, em ritmo moderado. O treinamento exige uma série de adaptações hormonais, musculoesqueléticas, cardiovasculares e neuromusculares. Por esta razão, é importante considerar que manter 35 minutos de corrida não é uma tarefa fácil para um sedentário, ainda mais se houver quadro de sobrepeso ou obesidade envolvido.

Quem já pratica alguma atividade física precisa de um tempo menor de adaptação, mas ainda assim, por conta da especificidade do esporte, o período médio de preparo fica em torno de 3 meses. Neste intervalo, o corredor iniciante precisa conhecer algumas variáveis do treinamento, ferramentas importantes para o entendimento do processo de evolução. As mais comuns são o volume, intensidade e densidade.

Antônio Caputo da Costa, profissional de Educação Física e treinador da Speed Assessoria Esportiva, afirmou ao Portal Extra que recomenda sempre provas menores para quem está começando e que o tempo de preparação é fundamental para garantir que o corredor termine a prova com segurança.

Os iniciantes devem treinar, no máximo, três vezes por semana, sempre em dias intercalados. Além disso, é preciso escolher os equipamentos certos para a realização da atividade. Usar um tênis adequado, o movimento correto e roupas específicas são fundamentais para evitar lesões.

Praticar uma atividade física é fundamental desde a infância e a corrida traz benefícios para a vida toda. Este exercício é capaz de diminuir riscos de doenças cardiovasculares, além de auxiliar no emagrecimento e combater a depressão.
 

Comentários comentar agora ❯