09 Outubro 2018 - 12:20

Confederação de Basquete promoverá o retorno do Campeonato Brasileiro em 2019

Os fãs de basquete já estavam esperando ansiosamente por essa notícia: a Confederação Brasileira de Basketball já começou a se reunir com outras confederações de todo o Brasil para definir uma data para o Campeonato Brasileiro de 2019. Esse evento é de extrema importância para o cenário do basquete nacional e conta com sua força como uma das mais famosas competições da modalidade.

Reunião para planejamento

Quem lembra do Campeonato Brasileiro de Basquete vai ficar feliz em saber que já existem planos para um retorno da competição em 2019. No dia 28 de setembro, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) enviou um comunicado para clubes e federações convidando para participarem da primeira reunião que discutirá questões sobre o torneio. O encontro será em 23 de outubro e os participantes terão a oportunidade de tratar sobre o formato, duração e patrocinadores.

Apesar de muito lembrado, já fazem dez anos que aconteceu o último Campeonato Brasileiro de Basquete Adulto. Na época, a CBB passou por problemas internos que dificultaram sua situação financeira. Assim, criou-se a Nossa Liga de Basquete, e em 2009, o Novo Basquete Brasil, que deu um gás a mais à modalidade. Desde então, é a NBB que organiza a Liga Nacional de Basquete, o único torneio em atividade no Brasil.

Copa do Brasil

Uma outra novidade nesse sentido é que a Copa do Brasil será a substituta da Liga de Ouro, uma competição que servia como categoria de acesso e que era organizada pela Liga Nacional de Basquete. Essa terá sua última edição no ano que vem e deixará de existir com esse nome, mas continuará dando chance para times menores subirem de categoria chegando à maior competição do NBB.

A Copa do Brasil vai começar a valer como uma das divisões para times menores terem acesso ao NBB. O time que ganhar a Copa do Brasil garante uma vaga para o Brasileiro, sendo o primeiro estágio para entrar no NBB. O Campeonato Brasileiro adulto dá a possibilidade de crescimento e reconhecimento para quase mil equipes adultas que praticam a modalidade em todo o país.

Esse tipo de campeonato é muito importante para que mais equipes se qualifiquem e consigam entrar no NBB, saindo do eixo dos grandes times que já fazem parte da competição. Assim, é possível incluir mais profissionais do basquete e dar mais visibilidade para o esporte, aumentando patrocínios, e consequentemente, pessoas que trabalham em cargos relacionados às competições.

Reconhecimento

No mesmo ofício que informou sobre o Campeonato Brasileiro de 2019, o presidente da CBB Guy Peixoto aproveitou para parabenizar a Liga Nacional de Basquete pelos serviços prestados na organização de campeonatos nos últimos anos. Afinal, é claro o crescimento da modalidade no Brasil, não só em questão de audiência nas transmissões, mas também de jogos com essa temática. Já é possível, inclusive, apostar e ganhar dinheiro com seu time favorito. Você pode testar uma dessas plataformas, mas não se esqueça de escolher uma das casas de apostas com bônus de boas vindas, para começar com o pé direito no mundo dos palpites.

Em uma pesquisa recente realizada pelo instituto Ibope Repucom, 38% das pessoas que responderam à pesquisa se consideram fãs do basquete. Essa dado se comprova quando vemos o aumento de 86% na audiência nos jogos de basquete transmitidos pela SporTv. A modalidade está crescendo tanto que a LNB fechou parceria até com o Twitter para exibir as partidas.

Também é possível notar o crescimento do esporte quando analisamos as muitas escolinhas que estão surgindo por todo o Brasil. Antes uma modalidade não tão ensinada nas escolas, nos últimos anos o basquete começou a fazer parte de campeonatos estudantis com cada vez mais equipes participantes.

Para a modalidade, ter torneios organizados e mais reconhecimento da comunidade é essencial para manter o Basquete em alta. Apesar de não ser o esporte mais praticado no Brasil, é muito bom ver o quando o Basquete está crescendo, conquistando mais fãs e adeptos. Que continue assim!
 

Comentários comentar agora ❯