09 Setembro 2009 - 18:01

Brasil vence mais uma e Nilmar é destaque

globoesporte.com
Nilmar com três gols, venceu disputa contra Imperador

A classificação conquistada no último sábado diante da Argentina e o desfalque por suspensão de quatro jogadores (Lúcio, Ramires, Kaká e Luis Fabiano) não diminuiu o ímpeto da Seleção Brasileira, que nesta quarta-feira derrotou o Chile por 4 a 2, no Estádio de Pituaçu, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Autor de três gols, Nilmar foi o grande nome da partida e praticamente se garantiu no grupo que irá à Copa do Mundo da África do Sul.

Esta foi a 11ª vitória consecutiva do Brasil e a quinta nas Eliminatórias. Além disso, a Seleção de Dunga - que ainda não perdeu em 2009 - está invicta há 19 jogos, sendo 11 delas nesta competição.

Logo nos primeiros minutos, a Seleção ensaiou uma pressão para cima da frágil defesa adversária. Como resultado, uma falta não marcada sobre Júlio Baptista na entrada da área e uma cabeçada de Luisão tirada por um chileno em cima da linha. Mas a chuva que caía em Salvador esfriou o jogo no meio do primeiro tempo e o que se viu foi um festival de passes errados praticado pelas duas seleções.

Só mesmo um filho da terra para esquentar o jogo. Baiano de Juazeiro, Daniel Alves - surpreendentemente escalado de titular no meio, no lugar de Elano - cruzou aos 31 minutos uma ótima bola para a área e Nilmar, num carrinho aéreo, chegou antes de Adriano para abrir o placar. Pouco depois, o Imperador quase ampliou ao driblar o goleiro dentro da área. Ponce salvou em cima da linha.

Armado com três atacantes, o Chile conseguia sair para o jogo e ameaçava em bolas alçadas na área e em chutes da intermediária. Na melhor chance, aos 39, Fernández recebeu quase na pequena área e chutou em cima de Julio Cesar, que fez boa defesa.

Um minuto depois, numa falha clamorosa da defesa chilena, o Brasil chegou ao segundo gol. Ponce saiu errado, Nilmar roubou a bola e Daniel Alves tocou para Júlio Baptista, que ampliou.

Antes do intervalo, Sánchez não tomou conhecimento da marcação de André Santos na ponta direita, invadiu a área e acabou derrubado por Felipe Melo. Suazo cobrou bem o pênalti e descontou para o Chile.

A situação se complicou para a Seleção no início do segundo tempo, mais precisamente aos três minutos, quando Felipe Melo entrou de sola em Sánchez numa dividida e recebeu diretamente o cartão vermelho. Quatro minutos depois, Suazo aproveitou um cruzamento da esquerda e, livre na área, marcou seu segundo gol, empatando a partida.

Buscando alterar o panorama do jogo, Dunga fez as três substituições no meio da segunda etapa. Entre elas, promoveu a estreia do volante Sandro, do Internacional. Mas foi um jogador que já estava em campo que decidiu. Aos 28, Maicon cruzou de direita na cabeça de Nilmar, que não teve perdão. Dois minutos depois, o atacante marcou seu terceiro e decidiu a partida, aproveitando rebote de um chute de Maicon.

Ainda houve tempo para a expulsão de Sánchez, um dos destaques do time chileno, por reclamação, aos 32 minutos. O atacante já havia levado cartão amarelo.

Com a vitória, o Brasil ampliou para seis pontos (33 a 27) a sua vantagem para o próprio Chile, que caiu para o terceiro lugar. O segundo colocado agora é o Paraguai, que se classificou para a Copa ao derrotar a Argentina por 1 a 0 em Assunção. Os paraguaios têm 30 pontos.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 4 X 2 CHILE

Estádio: Pituaçu, Salvador (BA)
Data/hora: 9/9/2009 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
Renda/público: R$ 4.350.425,00 / 30.370 pagantes

Cartões amarelos: Jara, Sánchez (CHI).

Cartões vermelhos: Felipe Melo, 3'/2ºT (BRA); Sánchez, 32'/2ºT (CHI).

GOLS: Nilmar, 31'/1ºT (1-0); Júlio Baptista, 40'/1ºT (2-0); Suazo (pên.), 44'/1ºT (2-1); Suazo, 7'/2ºT (2-2); Nilmar, 28'/2ºT (3-2); Nilmar, 30'/2ºT (4-2).

BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Miranda, Luisão e André Santos (Elano, 25'/2ºT); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Júlio Baptista (Sandro, 23'/2ºT); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli, 23'/2ºT). Técnico: Dunga.

CHILE: Bravo, Medel, Jara, Ponce, Vidal (Cereceda, intervalo); Millar (Isla, 23'/2ºT), Carmona e Matías Fernández; Sánchez, Suazo (Valdivia, 23'/2ºT) e Beausejour. Técnico: Marcelo Bielsa.

por lancenet.com

Comentários comentar agora ❯