07 Novembro 2009 - 17:46

ÔÔÔÔÔ, o Vascão voltou!!!

globoesporte.com
Vasco da Gama retorna a elite do futebol em 2010

Numa tarde festiva, jogadores, torcedores e comissão técnica do Vasco da Gama comemoraram exaustivamente a vitória por 2 x 1 diante do Juventude, em pleno Maracanã, contando com a presença de mais de 80 mil torcedores, novo recorde de público no futebol brasileiro, superando os 78 mil do clássico FLA x FLU.

O nível técnico da partida, cercada de muito nervosismo em ambas as equipes, dificultou a realização de boas jogadas individuais, deixando os times praticando apenas um futebol voluntarioso e de média qualidade técnica, apesar do Vasco sempre ter as iniciativas das jogadas.

Aos 23 minutos, Elton dominou na entrada da área e chutou com força. A bola encobriu o goleiro Juninho e bateu no travessão. Por muito pouco o gol não saiu. Mas a festa não demoraria para explodir. Aos 29 minutos, o Vasco abriu o placar. Carlos Alberto tocou para Elton, que desviou com o braço e a bola sobrou para Adriano. O atacante vascaíno errou o voleio, mas a bola pegou efeito e encobriu o goleiro Juninho. Durante a enorme comemoração dos vascaínos, os jogadores do Juventude cercaram o árbitro Nielson Nogueira Dias reclamando do gol irregular. De nada adiantou. Foi o quinto gol de Adriano na temporada. O resultado do primeiro tempo não se alterou, terminando o time carioca com a merecida vantagem no marcador.

No segundo tempo, o time de Caxias veio com uma proposta um pouco mais ousada, praticando um futebol mais ofensivo e de tanto insistir, acabou conseguindo o empate através do zagueiro Irineu. Aos 17 minutos, Gustavo cobrou falta pela esquerda e o zagueiro Irineu, ex-Flamengo, subiu mais alto que a marcação e cabeceou no canto esquerdo de Fernando Prass, que não teve tempo para reação. Tudo igual: 1 a 1. Com o empate, o Vasco não conseguiria mais a vaga antecipada.

Dorival Júnior rapidamente chamou Alex Teixeira para entrar no time. Mas o suspense demorou pouco. Três minutos depois, Adriano recebeu na área, deu um lençol no goleiro Juninho e foi derrubado na área. Pênalti bem marcado pelo árbitro. E como era o último homem da defesa, o camisa 1 acabou expulso.

 

O técnico Ivo Wortmann já havia feito as três alterações e o atacante Mendes, que havia acabado de entrar, foi obrigado a ir para o gol em uma situação inusitada. Elton queria bater, mas Dorival Júnior mandou do banco a ordem. Carlos Alberto deveria ser o cobrador. O meia tomou grande distância e chutou no canto direito. Vasco 2 a 1. Foi o 15º gol do meia em 2009.

A partir daí, o time da cruz de malta se procupou apenas em fazer a bola rolar e o tempo passar, pois o adversário, com um jogador a menos, não mais botava em risco a vitória e consequentemente o retorno para a série A em 2010.

por Robson Lessa

Comentários comentar agora ❯