06 Maio 2010 - 00:49

Apesar da derrota no Pacaembu, Flamengo segue adiante na Libertadores

AP
Love fez o gol salvador do Flamengo

Com a enorme frustração do "quase", o fiel torcedor corintiano deixou o Pacaembu na noite desta quarta-feira. Num jogo dramático, o Corinthians venceu o Flamengo por 2 a 1, mas foi eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores por ter levado um gol dentro de casa.

O time da Gávea agora enfrentará o ganhador do duelo entre Universidad de Chile e Alianza Lima, que fazem o jogo de volta nesta quinta - no primeiro confronto, os chilenos ganharam no Peru por 1 a 0.

Depois de muitas constestações, Ronaldo teve uma atuação boa. Criticado pela visível péssima forma física no primeiro jogo, o Fenômeno procurou aparecer no jogo do Pacaembu desde o início e marcou um dos gols da vitória. O Corinthians, porém, não conseguiu chegar ao terceiro apesar da relativa pressão nos minutos finais. Relativa, porque foi visível a falta de preparo físico dos veteranos atletas corintianos no segundo tempo. Apesar da melhor campanha da primeira fase, a Libertadores era o grande sonho do Corinthians no ano de seu centenário. O clube agora só terá a disputa do Campeonato Brasileiro até o final do ano. Sua estreia acontecerá neste domingo diante do Atlético-PR.

O jogo

O esquema tático de Mano Menezes, com três atacantes, fez a diferença no primeiro tempo - o treinador atuou com Jorge Henrique como terceiro atacante, na vaga do volante Jucilei. O Flamengo manteve o 4-4-2, mas acabou pressionado. Adriano até tentou criar, mas foi prejudicado pela forte marcação corintiana.

O time rubro-negro se segurou o quanto pôde, mas não resistiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Danilo fez belo cruzamento na área. O zagueiro David se atrapalhou ao tentar antecipar Ronaldo e mandou para o fundo das próprias redes. O gol contra transformou o Pacaembu num verdadeiro caldeirão.

No retorno ao gol do Corinthians, o goleiro Felipe trabalhou pouco no primeiro tempo e salvou o alvinegro nas poucas vezes em que o Flamengo levou perigo. "Eles realmente apertaram nossa saída [de bola na etapa inicial]. Ficamos com dificuldade", resumiu o atacante Love.

Para piuorar as coisas para o Flamengo, o segundo gol do time do Parque São Jorge foi marcado ainda no primeiro tempo. Aos 39 minutos, Dentinho fez bela jogada pela esquerda, passou por Willians e cruzou. Ronaldo apareceu totalmente livre, e mergulhou para mandar de cabeça no canto esquerdo de Bruno. Corinthians 2 x 0.

O treinador Rogério Lourenço foi obrigado a mudar o Flamengo para a segunda etapa. Ele tirou Vinicius Pacheco e colocou Kleberson. Aos 4 minutos do segundo tempo, Ronaldo Angelim aproveitou falha da marcação corintiana e tocou para Vágner Love. O artilheiro bateu cruzado e estufou as redes do Corinthians. 2 x 1, resultado que beneficiava o time carioca.

O jogo a partir daí ficou dramático. O Corinthians, meio sem pernas, partiu em busca do terceiro gol, mas sem se descuidar muito da defesa. Mesmo assim, o rubro-negro ficou com o contra-ataque. Aos 23 minutos, Vágner Love deixou Adriano na cara do gol. O Imperador bateu cruzado e mando pra fora, com a bola passando à direita de Felipe.

O treinador Mano menezes resolveu mexer e tirou Jorge Henrique, colocando Iarley, um jogador mais de área. Alessandro, cansado, e Elias, esgotado, também deixaram o gramado. Paulinho e Jucilei entraram, nos seus lugares. Apesar dessas substituições, o físico e o emocional começaram a pesar. Os nervos afloraram e os passes começaram a ficar sem direção.

O Corinthians, quase sem pernas na segunda etapa, jogou apenas na base do coração. Aos 46 minutos, Chicão cobrou falta na entrada da área, Bruno deu um tapa salvador e a bola ainda tocou no travessão. A torcida corintiana foi ao desespero, mas não teve solução. O jogo acabou 2 a 1 e o Flamengo levou a vaga.

Ficha Técnica

CORINTHIANS 2 X 1 FLAMENGO

CORINTHIANS - Felipe; Alessandro (Paulinho), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias (Jucilei) e Danilo; Jorge Henrique (Iarley), Dentinho e Ronaldo. Técnico - Mano Menezes.

FLAMENGO - Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado (Toró), Willians e Vinícius Pacheco (Kleberson); Vágner Love (Fierro) e Adriano. Técnico - Rogério Lourenço.

GOLS - David (contra), aos 27, e Ronaldo, aos 39 minutos do primeiro tempo; Vágner Love, aos 4 minutos do segundo tempo

AMARELOS - Juan; David; Willians; Bruno; Iarley; Chicão; Rômulo

PÚBLICO E RENDA - 37.021. Total da renda: R$ 2.949.424,00

Árbitro - Roberto Silvera (URU).

Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

por Robson Lessa

Comentários comentar agora ❯