05 Dezembro 2009 - 18:04

Operação Gol de Mão prende dez pessoas e recupera 8 mil ingressos no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu neste sabado (5) dez pessoas e recuperou 8 mil ingressos para o jogo entre o Flamengo e o Grêmio, que será realizado neste domingo (6) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. A operação Gol de Mão foi desencadeada com base em investigações da Delegacia de Crimes contra o Consumidor, iniciadas há três meses, e contou com a participação de 60 policiais de diversas delegacias especializadas.

Dos 76 mil ingressos produzidos para o jogo, 15.200 foram desviados pela própria empresa responsável pela confecção e estavam sendo vendidos por cambistas com um ágio de até 500%. A quadrilha teria um lucro de cerca de R$ 4,5 milhões.

O presidente do Tribunal de Justiça do estado determinou que os ingressos apreendidos sejam distribuídos para idosos e crianças. A distribuição será supervisionada pela Delegacia de Crimes contra o Consumidor.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, entre os presos quatro são cambistas e seis são funcionários da empresa responsável pela produção e comercialização de ingressos para o Flamengo, o Vasco da Gama e o Fluminense.

A empresa, cujo nome não foi divulgado, tem sede em São Paulo e escritório em uma sala dentro do estádio do Maracanã. Os envolvidos no esquema de comercialização ilegal de ingressos, e que também não tiveram os nomes divulgados, foram presos por ordem da Justiça. Eles vão responder pelos crimes de formação de quadrilha e contra a economia popular. Se condenados, a pena pode chegar a cinco anos de prisão.

Ainda de acordo com a assessoria da Polícia Civil, os times que tinham contrato com a empresa para a confecção dos ingressos para seus jogos não desconfiavam do esquema porque a própria empresa comprava a quantidade que seria depois revendida a preços bem maiores. Há suspeita de que este mesmo esquema tenha sido aplicado para outras partidas de futebol.

Os acusados foram presos em suas casas. Com eles, foram apreendidos computadores, documentos, telefones celulares e duas armas.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯