01 Agosto 2009 - 15:11

Cielo também é ouro na prova mais rápida da natação

César Cielo é o melhor do mundo nas duas provas mais rápidas da natação. A frase parece estranha até para o brasileiro, que acaba de conquistar o ouro nos 50m livre do Mundial de Roma. Há dois dias, ele já tinha vencido os 100m livre no Foro Itálico, em Roma, com direito a recorde mundial.

"Bater na frente é sempre bom. No mundial, quem chega primeiro é o melhor, é provado. Consegui fazer uma dobradinha que não imaginei que fosse conseguir, não", disse o brasileiro, de 22 anos.

Desta vez, a conquista veio sem o recorde mundial, o que o deixou surpreso. Mas o detalhe não importou muito. "Estava esperando tempos mais baixos, mas acho que os 100m afetaram toda a série. Ficar com o maiô no doping, esperando a coisa acontecer, acabou machucando um pouco a gente", afirmou Cielo.

Com o ouro, ele igualou o russo Alexander Popov, o único a ser campeão olímpico e mundial na sequência, nos 50m livre. "Fiquei sabendo disso há 30 segundos. Mas durante a temporada, a gente tem alguns pensamentos. Fica fazendo série forte atrás de série forte e no meio do treino imagina essas coisas. Mas estar aqui, vivenciando isso, é um sonho de qualquer nadador. Vencer as duas provas mais nobres da natação é uma honra enorme".

Cielo foi campeão da prova mais rápida das piscinas em Pequim-2008 e Roma-2009. Popov alcançou o feito em Barcelona-1992 e Roma-1994.

Rival elogia

Medalhista de prata, o francês Fred Bousquet elogiou o desempenho do brasileiro. "Eu o vi crescendo nesses anos", disse. "Mas acho melhor ver ele batendo na minha frente agora do que no futuro". Os dois treinam em Auburn, lado a lado, sob o comando do australiano Brett Hawke.

"Não foi o melhor tempo, mas ainda assim, estou muito orgulhoso do que fiz nesse mundial. Mas estou feliz de estar no pódio ao lado dos meus amigos Amaury (Leveaux, bronze) e César", completou Bousquet.

por Da redação com UOL

Comentários comentar agora ❯