01 Junho 2010 - 15:07

Federer perde para Soderling e deixa o caminho "livre" para Nadal

Tenis Brasil
Soderling venceu após doze derrotas para Federer

Enfim, o sueco Robin Soderling conseguiu. Num dia de tempo frio e mais chuva em Roland Garros, ele se tornou o primeiro jogador a impedir Roger Federer de atingir uma semifinal de Grand Slam em seis anos, depois de perder 12 vezes consecutivas para o suíço, ao anotar 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3, 7/5 e 6/4.

Atual campeão, Federer coloca ao mesmo tempo a liderança do ranking e a chance de igualar o recorde de Pete Sampras em risco, caso o espanhol Rafael Nadal conquiste o pentacampeonato. Ele atingiu 285 semanas nesta segunda-feira e está a apenas uma da marca do norte-americano.

Federer não perdia antes da semifinal de um evento de Grand Slam desde que perdeu para Gustavo Kuerten na terceira rodada de Roland Garros de 2004, quando já era o número 1 do mundo. Ele também havia chegado pelo menos à decisão de Paris por quatro vezes seguidas, tendo finalmente atingido o único grande troféu que lhe faltava no ano passado, justamente sobre Soderling. O sueco amargava então nove derrotas seguidas para Federer e perdeu depois também em Wimbledon e no US Open.

A partida começou com Federer muito à vontade em quadra e muito mais sólido no serviço. Apesar de perder uma chance de quebra logo no segundo game, obteve a vantagem no oitavo, com excelentes contra-ataques, e fechou em 32 minutos. Soderling havia acertado apenas 47% do primeiro saque e cometido 11 erros contra apenas três do adversário.

Ainda sem o melhor ritmo, o sueco escapou de um break-point logo no game de abertura do set seguinte e aí pareceu acordar para o jogo. Fez ótimas devoluções para enfim obter uma quebra e saltou para 3/0. A partir daí o saque já havia subido de produção, chegando a 220 km/h. Com isso, não deu oportunidades e fechou por 6/3, com 71% de acerto do primeiro serviço.

Sempre sob garoa, os dois foram a um apertado terceiro set. Os dois se mantiveram firmes no serviço e no fundo até chegar ao nono game. O sueco então pareceu sentir o momento e permitiu um set-point, mas que salvou num lance incrível junto à rede. Dois ótimos saques garantiram nova igualdade e, quando Federer sacava com 30-15, veio a chuva mais forte. O jogo parou por quase uma hora e, na volta, o suíço não entrou no jogo e perdeu o serviço e em seguida o set. Soderling atingia então 80% de pontos vencidos até acertar o primeiro saque e obteve 21 winners contra oito nesta série.

O quarto set foi dramático. Federer, apoiado pela torcida francesa, conseguiu a quebra no segundo e tentava esboçar reação, mas cometeu três erros sucessivos e permitiu a reação do sueco. O jogo foi disputado palmo a palmo. Com 3/3, houve nova paralisação por chuva, de apenas cinco minutos, e isso colocou Federer novamente em apuros. Ele se salvou duas vezes e levou em frente, mas não escapou de seus erros no nono game, quando permitiu nova quebra. Com a mesma impetusiodade, Soderling soltou o braço e concluiu enfim a vitória tão esperada.

Com essa derrota do suíço e caso venha a conquistar o título do torneio parisiense, o espanhol Rafael Nadal poderá retornar ao topo do ranking da ATP, sendo novamente o tenista número um do mundo.

por Tenis Brasil / Robson Lessa

Comentários comentar agora ❯