30 Janeiro 2020 - 09:35

Mais de 12 mil alunos foram recebidos nos espetáculos e exposições em 2019

Divulgação
Mais de doze mil alunos da rede pública foram recebidos no projeto escola durante o ano de 2019

Brilho nos olhos, sorriso no rosto, olhos e ouvidos atentos, uma felicidade imensa a cada descoberta e o amor pela arte vai desabrochando. Ao longo dos últimos anos, milhares de estudantes têm tido a oportunidade de conhecer um teatro histórico, visitar exposições artísticas, bater um papo com artistas e ir despertando o encanto pela cultura e o sentimento de pertencimento de sua identidade e história.

“Sair da sala de aula pra vir pra esse lugar maravilhoso foi uma ótima oportunidade. Amei a participação e agradeço muito. Parabéns, Teatro Deodoro”, disse feliz da vida, a estudante Maria Eduarda, da escola estadual Eunice de Lemos Campos, do bairro Benedito Bentes.

Contribuir com a formação de plateia no estado e aliar arte, cultura e educação estão entre os principais objetivos da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DIteal), que administra os teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso e o Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Para alcançar essas metas, é feito contato direto com representantes das escolas públicas das redes municipal e estadual, além de responsáveis por projetos sociais, para que estudantes e pessoas atendidas por instituições frequentem os espaços administrados pela Diteal e tenham acesso à programação cultural.

“Na nossa gestão, a Diretoria vem superando as metas e recebendo um público cada vez maior de alunos e integrantes de projetos sociais. Em 2019, não foi diferente, os números são animadores e convidam para um ano 2020 de mais avanços. A nossa equipe se dedica com muito carinho a esse trabalho e está de parabéns. Mas isso não seria possível sem o empenho dos educadores, aos quais agradeço muito”, afirmou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

No total, a Diteal recebeu 12.091 de público agendado, entre estudantes e pessoas atendidas por instituições sociais, durante o ano de 2019. O destaque foi para o número de estudantes que visitaram as exposições em cartaz em 2019, na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Em seis mostras realizadas pela Diteal, 4.987 visitantes eram de escolas públicas e/ou instituições sociais.

Os concertos do Quartas Eruditas também tiveram a participação cativa do projeto escola. Na temporada de 2019, o público agendado de unidades de ensino e instituições chegou a 2.083.

Esse público especial também esteve presente de forma marcante na celebração dos 109 anos do Teatro Deodoro, quando foram recebidos 1.389 alunos e integrantes de projetos sociais em uma semana de espetáculos.

Destaque também para a 20ª edição do Teatro Deodoro é o Maior Barato, que disponibiliza 50 ingressos para a rede pública de ensino a cada atração. Em 15 apresentações, entre teatro, dança e música, a Diteal abriu as portas para 1.143 espectadores de escolas públicas e instituições sociais.

A festa em comemoração ao Dia Alagoano do Teatro contou 1.090 estudantes na plateia. Outra ação importante que capta este público foi o Quarta Sinfônica, que recebeu 497 estudantes.

Ainda tiveram momentos como o Festival Estudantil de Teatro de Alagoas (FETA) e espetáculos promovidos por meio de locação de espaço nos quais a produção cedeu ingressos para a rede pública de ensino e a equipe da Diteal cuidou dos agendamentos. O total foi de 903 pessoas, entre alunos e integrantes de projetos sociais.

“Parabéns, Teatro Deodoro, por oportunizar milhares de estudantes em seu espaço, por atinar que o teatro é uma escola, uma sala de aula. Os nossos alunos ficam encantados com a diversidade de espetáculos, são fantásticas as temáticas, os nossos alunos ficam nas nuvens, alguns vieram pela primeira vez. Isso é muito importante, é educação, é fazer cultura hoje, presente!”, esse foi o depoimento entusiasmado da professora de arte, Célia Paiva, que esteve em vários momentos com os estudantes no Deodoro.

Para a equipe da Diteal, é gratificante ver a arte e a cultura desempenhando os seus papéis de educar, esclarecer, orientar, formar cidadãos, ser uma extensão importante da escola. “A Diteal compreende, entre suas mais importantes missões, o permanente trabalho de formação de plateias. Sempre atenta à grandeza do fazer artístico para a formação humana e crítica do cidadão, nas possibilidades que a arte proporciona para o autoconhecimento, para a reflexão, instigando o indivíduo a absorver e transmitir conhecimento. É sempre uma emoção ímpar quando percebemos o encantamento daquela pessoa que chega por aqui, pela primeira vez, que continue vindo e que comece a trazer seus familiares e amigos. Certamente poderemos, desta maneira, construir uma sociedade mais justa e humana”, concluiu o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯