29 Julho 2021 - 08:22

Fundação Casa de Rui Barbosa lança editais com oferta de bolsas de pesquisa

Laisa Gomes/Fundação Casa de Rui Barbosa
As inscrições para o edital do PIPC estão abertas até dia 30 de agosto de 2021, às 18 horas

Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade vinculada à Secretaria Especial da Cultura, órgão do Ministério do Turismo lançou dois editais de seleção de bolsistas de pesquisa, um para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura (PIPC) e outro para o Programa de Iniciação Científica do órgão.

As inscrições para o edital do PIPC estão abertas até dia 30 de agosto de 2021, às 18 horas, e deverão ser feitas exclusivamente por e-mail. Podem se inscrever pesquisadores, estudantes, profissionais técnicos e tecnologistas, com currículos compatíveis com as exigências estabelecidas nos projetos, com disponibilidade mínima de 20 horas semanais. Confira o edital completo AQUI.

O objetivo do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura (PIPC) é formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas, projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos museológico, arquivístico, bibliográfico e arquitetônico da Fundação, assim como nas áreas de pesquisa em História, Direito, Filologia, Estudos Ruianos e Políticas Culturais.

Já o edital para selecionar bolsistas para o Programa de Iniciação Científica está com inscrições abertas até 6 de setembro de 2021, que também devem ser feitas por e-mail. Podem participar estudantes regularmente matriculados em curso de graduação, com bom desempenho acadêmico - demonstrado pelo histórico escolar - e que não tenham vínculo empregatício. Confira o edital AQUI.

O objetivo do Programa de Iniciação Científica é despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes, além de incorporar alunos de graduação aos projetos de pesquisa sob a supervisão de orientadores e estimular uma articulação contínua entre os Centros de Pesquisa e de Memória e Informação da Fundação e a graduação das universidades.

O resultado final dos dois concursos estará disponível no site da Fundação Casa de Rui Barbosa até 27 de setembro de 2021 e será publicado no Diário Oficial da União.

por Ministério do Turismo

Comentários comentar agora ❯