29 Abril 2017 - 09:46

Chás de Memória interiorizam ações de cultura e resgatam a memória de um povo

Regionalizar todas as ações governamentais é uma das finalidades do governador Renan Filho. Nessas quarta (26) e quinta-feira (27), Ibateguara e São José da Laje, respectivamente, iniciaram um marco cultural e histórico: os primeiros Chás de Memória municipais. Os dois eventos mobilizaram educadores, intelectuais, artistas e toda a população da cidade para o resgate da memória de seu povo e simbolizaram o início dos trabalhos dos primeiros Arquivos Públicos do interior do Estado.

O Gabinete Civil tem realizado um importante trabalho de resgate da história estadual por meio do Arquivo Público de Alagoas (APA). Para a superintendente, Wilma Nóbrega, é essencial existir um local que seja uma importante ferramenta de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico, além de ser elemento de prova e informação à comunidade.

“A ideia do Governo em fazer o Chá de Memória e regionalizar essa ação faz parte das comemorações do bicentenário de emancipação de Alagoas. Estamos disponibilizando treinamento quanto à organização técnica, de acordo com as normas arquivísticas e de preservação, conservação e já doamos 200 caixas para guarda dos acervos em cada município”, ressaltou Wilma Nóbrega.

“Foi um momento especial, em qual as pessoas puderam marcar os sobrenomes das famílias que fizeram e fazem história na cidade, ou por momentos festivos e, assim, se comprometer com o sentimento de pertencimento,” completou a superintendente.

Arquivo Público em São José da Laje
São José da Laje é conhecido por ser uma cidade de figuras ilustres. São poetas, artistas, políticos, músicos, imortais do Instituto Histórico Geográfico de Alagoas (IHGAL). “A partir de agora teremos um espaço para o resgate histórico dos acontecimentos, além de deixarmos um legado para as próximas gerações. Tenho certeza de que quando estamos preservando a nossa história, estamos preservando a memória, a gastronomia, os costumes de um povo,” disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Jacineide Maia, que levou como uma das atrações do “Chá de Memória” do município a palestra do ex-prefeito Oswaldo Timóteo, gestor que reconstruiu a cidade depois da devastadora enchente de 1969.

O prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença, ressaltou o orgulho desse marco para sua cidade e também para o Estado, iniciando com a regionalização das ações, como o Chá de Memória, e adianta que já tem data para a inauguração: setembro, durante a emancipação da cidade.

“Com certeza, esperamos a presença do governador Renan Filho durante a inauguração do nosso Arquivo Público. Será um orgulho para os lajenses terem um equipamento cultural e turístico, localizado em uma área nobre da cidade, na Praça Padre Cícero, local arborizado, próximo a um conjunto residencial, em frente ao mirante São José, que também está em construção. E no último Governo presente, junto do governador Renan Filho e o secretário Fábio Farias, lançamos o protocolo de intenções. A lei já foi sancionada e aprovada. Está tudo pronto para a inauguração. As obras estão em pleno andamento,” ressaltou ele.

Arquivo Público Municipal em Ibateguara

O prefeito de Ibateguara, Geo Cruz, agradeceu a parceria e apoio do Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, em fomentar a instalação inovadora dos arquivos públicos municipais, com ações especiais como o Chá de Memória. Cruz também garantiu a construção do equipamento cultural e turístico o mais breve possível. Enquanto não tem seu local próprio, o Arquivo Público de Ibateguara irá funcionar provisoriamente nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura.

“Hoje participaram conosco, intelectuais, educadores e personalidades do nosso município. Foi um momento muito especial de resgate da memória de Ibateguara e, principalmente, porque nos comprometemos uns com os outros, já agendando uma programação mensal. A cada última quarta-feira do mês estaremos reunidos, para resgatar documentos, arquivos, fatos e história da nossa gente. Isso é muito importante. Até criamos um grupo de whatsApp,” ressaltou o prefeito.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯