28 Novembro 2017 - 10:11

Projeto de extensão do Ifal Penedo realiza exposição fotográfica sobre a Consciência Negra

Assessoria
Imagens retratam o cotidiano das pessoas que vivem nas comunidades Tabuleiro dos Negros e Oiteiro.

Ao longo da semana alusiva ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), estudantes bolsistas de um dos projetos de extensão do Ifal Penedo, vinculados ao Programa Minha Comunidade, realizaram uma exposição fotográfica sobre o povoado Tabuleiro dos Negros e o bairro Oiteiro, duas comunidades quilombolas existentes no município.

Expostas na área de convivência do campus, as imagens retratam o cotidiano das pessoas que vivem nessas comunidades. “Foram captadas durante as ações do projeto desenvolvido desde o ano passado com foco no resgate e valorização das tradições culturais afro-brasileiras”, explicou o aluno Alysson Melo, acrescentando que a ideia da exposição consistiu em compartilhar um pouco dessas experiências e dar visibilidade às populações remanescentes de quilombos.

Alysson Melo e Giovanna Gomes, bolsistas do projeto.A exposição também será levada ao 3º Encontro e 2ª Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas (Enconquite), que acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro, no Campus Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). “Tivemos um artigo submetido aprovado e aproveitaremos a apresentação do trabalho para incluir a mostra das fotos nas atividades”, informou a aluna Giovanna Gomes. O artigo aborda o perfil socioeconômico e cultural da comunidade do Oiteiro, onde a equipe do projeto coordenado pelo professor Joallan Rocha atuou em 2017.

Minha Comunidade – O programa desenvolvido este ano pelo Ifal Penedo, de março a novembro, incluiu outras três ações, duas delas também no bairro Oiteiro, que fica na área urbana de Penedo. Um dos projetos tentou trabalhar a educação ambiental entre os jovens da comunidade e o outro teve como objetivo gerar renda para mulheres com a produção de licor caseiro.

Já o público alvo do terceiro desses projetos foi a comunidade do Tabuleiro dos Negros, na zona rural do município, onde está localizada a escola de educação básica Santo Antônio. No local, foi implantada uma horta orgânica, com a incorporação dos alimentos cultivados na merenda escolar. O adubo utilizado foi produzido a partir da compostagem dos resíduos orgânicos gerados na própria escola. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯