Skip to content

Centro de Excelência Vitória de Santa Maria celebra primeiro lugar no concurso Pintando Muros

  • Home
  • Cultura
  • Centro de Excelência Vitória de Santa Maria celebra primeiro lugar no concurso Pintando Muros

Centro de Excelência Vitória de Santa Maria celebra primeiro lugar no concurso Pintando Muros

Foram mais de quatro mil curtidas que garantiram ao Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, o título de campeão do concurso cultural Pintando Muros, iniciativa idealizada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), com o objetivo de acolher os alunos no retorno às aulas presenciais. A solenidade de premiação aconteceu nesta quinta-feira, 23, com a participação de representantes da Educação Estadual, professores, alunos e egressos da unidade. A escola foi agraciada com um kit tecnológico composto de 15 computadores completos, um notebook e um datashow.

Fazendo a entrega oficial do prêmio, o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, acompanhado da gestora da Diretoria de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, destacou o empenho e mobilização da comunidade em torno do concurso. “O sucesso de vocês é o sucesso da escola e da educação pública. Este é um momento que de fato consolida as ações desenvolvidas pelos alunos, sob orientação dos professores. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou o gestor, que também falou sobre a importância do retorno das aulas presenciais, etapa que impulsionará o protagonismo entre os jovens estudantes.

Manifestações culturais, combate à violência contra a mulher e a importância da educação foram alguns dos temas tratados no painel artístico do Vitória de Santa Maria, que cobre todo o muro localizado na área de vivência da escola. Os assuntos em destaque foram discutidos na eletiva “Da arte Rupestre ao Grafite”, por meio das experiências pessoais dos alunos. A professora Maria Carneiro, que orientou os estudantes na atividade, conta que ficou feliz com a conquista. “É um prêmio que representa muito para a gente porque valoriza nossa comunidade, nossos alunos que são verdadeiros artistas”, frisou.

O aluno Rafael Figueiredo dos Santos, do 2º ano do ensino médio em tempo integral, também comemorou a vitória no concurso Pintando Muros. O jovem afirmou que aprendeu muito com o processo de criação. “A arte também é um sentimento. E isso para a gente é muito importante porque faz com que a gente leve experiências para toda a vida”, disse ele. A aluna Kelly Lorena Santos Silva, do 3º ano, compartilha da mesma opinião. Para ela, a arte transforma qualquer ambiente, “reproduzindo sentimentos e anseios das pessoas”, frisou a jovem.

Mobilização

Com o objetivo de acolher os alunos no retorno às aulas presenciais e de fomentar a produção artística nas escolas estaduais de Sergipe, o concurso foi responsável por mobilizar dez unidades de ensino finalistas para votação popular aberta no Instagram da Educação Sergipe. Os trabalhos classificados foram selecionados por um júri de professores de Arte da rede estadual de ensino e representam a expressão da cultura local, a visão da escola e de seu entorno. “Foram 4.300 comentários das postagens, mais de 8.300 curtidas, durante três de dias de votação, com alcance final de mais de 86 mil usuários no Instagram”, informou a professora Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), setor responsável pelo concurso.

Eliane Passos ainda reiterou: “O concurso é uma das ações de acolhimento na retomada das atividades presenciais, dando às escolas a oportunidade de mostrar como elas querem se apresentar para os seus alunos e para a comunidade. A criatividade das escolas falou alto, cada uma ilustrou e abordou temáticas relacionadas ao projeto pedagógico, a uma visão de pertencimento que ela tem naquela comunidade. O concurso teve esse papel de fazer com que as escolas possam se mostrar acolhedoras, bonitas e atrativas”. Na ocasião, a gestora agradeceu o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT-SE) na ação.

O diretor do Vitória de Santa Maria, professor Alex Fabiano Gonçalves Pinto, comemora a vitória da sua escola. “Esse concurso foi essencial. Os alunos se engajaram e se fizeram presentes, sempre obedecendo a todas as regras de higiene e distanciamento físico. Eles trouxeram os traços da arte para o mundo da escola, transformando-a em um ambiente acolhedor e harmonioso. Os alunos fizeram pinturas, e os professores participaram dando orientações. As pinturas são uma junção de sociologia, filosofia e arte, retratando o cotidiano da realidade da comunidade Santa Maria”, finalizou ele. O gestor também reconheceu e parabenizou a contribuição dos ex-alunos no engajamento para a votação no concurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também