Skip to content

Biblioteca Pública do Estado abre suas portas para a contação de histórias

  • Home
  • Cultura
  • Biblioteca Pública do Estado abre suas portas para a contação de histórias

Biblioteca Pública do Estado abre suas portas para a contação de histórias

A data de 23 de abril marca em todo o mundo o Dia do Livro. Nesta sexta-feira (23), a Biblioteca Pública do Estado (BPE) abriu as portas para crianças do bairro do Jacintinho, em mais uma ação de incentivo à leitura. Os meninos ouviram atentos às histórias e “navegaram” pelo universo da escrita.

O trabalho, feito pela Biblioteca Pública Estadual, de aproximar os jovens do livro é contínuo. “As ações da BPE vão além dessas paredes. Fazemos com o grupo Carochinha, de contação de histórias, uma ação itinerante também”, revela a diretora do centro, Maria Luiza Russo.

Nesta sexta, foram contemplados os estudantes da Escola Paz e Luz, que fica no Jacintinho. A ideia de levar as crianças à BPE partiu da professora Walquíria Santiago, que atua na área pedagógica há 25 anos. “Eu, ainda menina, vinha à biblioteca. Adorava. Por isso, hoje, faço questão de trazer meus alunos. Percebo que se torna um dia especial na vida deles”, conta.

Entre os alunos que participaram das atividades dessa sexta, estão as pequenas Maysa Miranda, 6, e Júlia Rocha, 7. “Eu nunca tinha vindo à biblioteca. Gostei muito das brincadeiras, da história com música”, disse Maysa. Júlia afirmou que em casa é ela que lê para o irmão caçula. “A gente se diverte muito lendo”, ensina a garota.

As atividades no Dia do Livro tiveram a participação do grupo Carochinha, que conta com a criatividade dos artistas Jorge Medeiros e Marise Sarmento. “Nosso grupo já existe há quinze anos. Trabalhamos com livros infantis, histórias e muita música”, revela Marise. Na bagagem, muitas lendas. “As crianças adoram. Ficam bastante envolvidas. Hoje contamos sobre a fruta amarela, encantada, e a vitória-régia”, explica ainda.

Modernização – A BPE aguarda por uma reforma já garantida pelo governo de Alagoas e Ministério da Cultura. “Temos ciência da importância da modernização da biblioteca. O processo já passou pela Procuradoria Geral do Estado e está agora na Serveal, responsável pelo detalhamento técnico. Em breve, será aberto o edital de licitação. Já temos recurso disponível”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também