22 Outubro 2018 - 16:17

Grupo ArtIfal Teatro apresenta duas novas peças no auditório do Campus Penedo

Divulgação
Estudantes sobem ao palco para encenar comédias do dramaturgo francês Molière.

Esta terça (23) e quarta-feira (24) são dias de estreia no auditório do Ifal Penedo. Após meses de aprendizados e ensaios sob o comando do professor e diretor teatral, Almir Altasi, os estudantes que compõem o grupo ArtIfal Teatro sobem ao palco para encenar O Médico à Força e O Doente Imaginário, do dramaturgo francês Molière, considerado um dos mestres da comédia satírica.

As apresentações foram organizadas em três sessões para cada peça, de modo a alcançar a comunidade interna e externa, em diferentes turnos. O Médico à Força terá duas sessões nesta terça-feira, às 10h30 e às 15h30, e na próxima, dia 30, às 19h30. Já as apresentações de O Doente Imaginário serão nesta quarta-feira, também às 10h30 e às 15h30, e na próxima, dia 31, às 19h30. Ambas são gratuitas e com classificação etária de 15 anos.

Enredos das peças, segundo o professor e diretor teatral:

O Médico à Força - A peça mostra um casal de lenhadores nos seus afazeres na floresta e suas discussões rotineiras. A partir desses conflitos, a mulher Martinha acaba recebendo algumas pauladas do marido Sganarelo. Revoltada com o tratamento recebido, a mulher resolve se vingar e cria um plano para que o marido termine por pagar essas pauladas e pensar em tudo que fez. Nesse caso, Sganarelo acaba se vendo obrigado a se tornar um médico forçado pelos planos da Martinha. Ele precisa curar a filha muda do senhor Geronte, que deseja casá-la com quem ela não ama. Nesses sutis conflitos e atrapalhadas, percebe-se os personagens autoritários, empregados e apaixonados entrelaçando-se no enredo, sem abrir mão das críticas à sociedade da época.

O Doente Imaginário - O texto teatral mostra um hipocondríaco, o senhor Argan, que vive diariamente dependente dos remédios dos médicos. Sua criada Toinette tenta ajudá-lo a sair dessa situação, mas ele não aceita suas opiniões, deseja casar sua filha Angélique com o filho de um médico famoso que possui heranças. Além de ser enganado pelos médicos, o senhor Argan possui uma segunda esposa, Béline, nada confiável. Nesses conflitos que envolvem a família, empregados e médicos, a peça mostra a situação imaginária de um doente, seus interesses particulares e, claro, reflexões críticas à sociedade.

Sobre o autor - Jean Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, nasceu em Paris, na França, em 15 de janeiro de 1622. Escreveu várias peças de teatro e com elas criticava a sociedade e os costumes da época. Usava o humor e a ironia como arma contra a falsidade e a pretensão dos ricos e dos nobres. Suas 28 peças são representadas até hoje com grande sucesso. O Burguês Fidalgo, Escola de Mulheres, As Preciosas Ridículas, Don Juan, Tartufo e O Avarento, estão entre as mais conhecidas. Além de autor, Molière dirigia e atuava em suas peças. Foi no palco, no dia 17 de janeiro de 1673, interpretando O Doente Imaginário, que ele morreu deixando uma das obras mais ricas de todos os tempos (com informações do site Wikipédia).

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯