21 Setembro 2018 - 16:57

Ancine participa da segunda edição do Ambiente de Mercado no Festival de Brasília

A Agência Nacional do Cinema - ANCINE abriu nesta quarta-feira, 19 de setembro, o primeiro dia do Ambiente de Mercado, no âmbito do 51º Festival de Brasília.

Este é o segundo ano do evento, que nesta edição cresceu em programação e alcance, com convidados nacionais e internacionais, referências na discussão global sobre cinema e produção audiovisual. Durante três dias – 19, 20 e 21 de setembro – o Ambiente de Mercado promove a ponte entre mercado e criatividade com diversos painéis, masterclasses, laboratórios, além de rodadas de negócio, que contam com canais e distribuidores como Vitrine Filmes, Downtown Filmes, Canal Brasil, Canal Fox, Canal Curta, Universal Channel, Viacom e CinebrasilTV.

O diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, participou da mesa de abertura “Políticas Públicas para o Audiovisual”, ao lado de Guilherme Reis (Secretário de Estado da Cultura do DF); Março Altberg (BRAVI), Juliana Mota (Sebrae) e Jorane Castro (CONNE).

Um dos temas do debate foi a implantação de Film Commissions no Centro-Oeste e a articulação desse mecanismo de promoção do audiovisual com as ações, programas e políticas em curso na política audiovisual.

Christian de Castro abordou a estratégia da Agência em investir no corpo técnico da casa para a gestão das políticas públicas federais. Na ocasião, o secretário de Cultura, Guilherme Reis apresentou as possibilidades que se abrem com a portaria que institui a Política do Audiovisual no Distrito Federal, que inclui a criação da Film Commission na região, o processo de modernização do Polo de Cinema e Vídeo Grande Otelo dentro do que será o Parque Audiovisual de Brasília e a importância da parceria do FAC-DF (Fundo da Arte e Cultura do DF) com o FSA que através da linha de coinvestimentos regionais estrutura a política de investimento no audiovisual do DF.

Novos rumos do FSA

Assim como fez em últimos eventos regionais (a exemplo do Cine Ceará, Festival de Gramado e do MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo), Christian de Castro se encontrou com produtores locais para apresentar as mudanças no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

No painel, mediado pelo produtor e membro do Comitê Gestor do FSA Marco Altberg, o diretor-presidente da ANCINE elencou os principais objetivos das mudanças, como o aumento da competitividade envolvendo o desempenho artístico e comercial das obras nacionais; os meios para alcançar esses objetivos e ainda os resultados dessas ações esperados pela ANCINE. "Não conseguimos ter um mercado forte se não tivermos empresas fortes. Por isso é tão importante valorizar seu desempenho e investir em capacitação, tanto em termos técnicos e artísticos, mas especialmente em gestão e empreendedorismo, pontos fracos do nosso país”, disse ele. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯