21 Abril 2021 - 19:32

Cultura: BNDES apoia revitalização de patrimônio histórico brasileiro

Prefeitura de Recife
O banco apoiará, com até R$ 2,75 milhões, um modelo para a recuperação do centro histórico

Para preservar a história e a memória das cidades brasileiras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia a reabilitação em larga escala de áreas históricas e patrimônios arquitetônicos. O modelo-piloto será desenvolvido em Recife (PE).

Na capital pernambucana, o banco apoiará, com até R$ 2,75 milhões, um modelo a ser elaborado pelo Porto Digital para a recuperação do centro histórico e bairros em Recife. O recurso vem da Linha BNDES Fundo Cultural.

A expectativa é impulsionar o potencial do patrimônio histórico como vetor de desenvolvimento econômico e social nas diversas regiões, de acordo com o Gerente de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES, Fabrício Brollo. Segundo ele, há também a intenção de atrair investimentos da iniciativa privada para a ação.

“Junto com o Porto Digital, estruturamos um projeto para montar um modelo-piloto de revitalização de centros históricos. Esse projeto vai levantar informações sobre os imóveis, seu estado de conservação, propriedade, potencial de uso econômico, e pensar, com a conjunção dessas informações, novas formas de apoiar, revitalizar, financiar os trabalhos necessários para que esses bens sejam preservados”, explicou Fabrício Brollo.

Modelo pode ser expandido
De acordo com o gerente do BNDES, os resultados do projeto devem estar prontos no fim de 2022. A partir daí, o BNDES poderá fomentar a adaptação do modelo do Porto Digital em diferentes localidades. E opções não faltam. O Brasil tem 88 conjuntos urbanos protegidos em todo o país onde o modelo de reabilitação pode ser aplicado e replicado, de acordo com o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).

“Os resultados recolhidos serão divulgados e compartilhados com todas as prefeituras do Brasil. Esperamos que, com esse trabalho, o país possa não só recuperar e preservar seus centros históricos, suas edificações na nossa memória, mas também levar às prefeituras novas formas de pensar e trabalhar seus ativos", ressaltou Fabrício Brollo.

Porto Digital
O Porto Digital vem revitalizando áreas históricas e patrimônios degradados na área do parque tecnológico de Recife e atraindo empresas de tecnologia. O presidente do local, Pierre Lucena, afirmou que as perspectivas do novo projeto são promissoras.

“O Porto Digital e o BNDES esperam encontrar uma modelagem econômica que faça com que essas requalificações sejam viáveis também para o investidor privado e, mais que isso, levar esse projeto para outras capitais do Brasil e a ressignificação de outros centros históricos e também de áreas centrais da cidade que precisam de requalificação urbana”, afirmou.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos instalado no centro histórico de Recife e bairros vizinhos, que tem como um dos propósitos fazer a requalificação do espaço urbano.

BNDES Fundo Cultural
Modalidade que oferece apoio não reembolsável para a preservação do patrimônio cultural e incentivo à cadeia produtiva da cultura, incluindo projetos de patrimônio material e imaterial, acervos memoriais e instituições culturais reconhecidamente portadoras da identidade cultural brasileira.

Veja mais detalhes sobre a iniciativa

por BNDES

Comentários comentar agora ❯