20 Maio 2022 - 13:34

Funarte e UFF realizam parceria para preservação de patrimônio documental

Montagem CCOM Funarte
Parceria entre Funarte e UFF rende ampliação do acesso ao acervo artístico da instituição

AFundação Nacional de Artes - Funarte firmou parceria com o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF para tratar e disponibilizar os fundos privados que estão sob a custódia da instituição. O projeto é chamado Acesso e difusão no Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Nacional de Artes (CEDOC/Funarte): promovendo a patrimonialização dos acervos privados e de uma plataforma digital em software livre como lugar de memória a partir do AtoM.

A equipe que ficará responsável por esse projeto é formada por professores e alunos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI).

Conheça os responsáveis pelo projeto na UFF:

Natália Tognoli (coordenadora): Professora do Departamento de Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFF “Arquivos, Bibliotecas e Organização do Conhecimento” (GPABOC). Bacharel em Arquivologia, mestre e doutora em Ciência da Informação, com experiência no tratamento de documentos arquivísticos digitais.

Daniel Flores (consultor): Professor do Departamento de Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFF Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa (Ged/A). Bacharel em Arquivologia, mestre em Engenharia da Produção e doutor em Documentação. Além de consultor e assessor em Projetos de Transformação Digital Arquivística.

Renato de Mattos (consultor): Professor do Departamento de Ciência da Informação. Bacharel e licenciado em História. Mestre e doutor em História Social, com experiência no tratamento de arquivos pessoais e acervos presidenciais.

por Funarte

Comentários comentar agora ❯